Já na final, Brasil empata na Copa América de futebol de cegos

Seleção pentacampeã paralímpica poupou alguns jogadores ficou na igualdade contra Peru na despedida da primeira fase da competição. Decisão do título é nesta sexta-feira

Jogando com uma escalação alternativa, o Brasil empatou com o Peru em 1 a 1 nesta quinta-feira (27), no encerramento da primeira fase da Copa América de futebol de cegos, em Córdoba, na Argentina. Jardiel marcou o gol brasileiro a cinco minutos do fim, mas Bartolo empatou dois minutos depois. A seleção brasileira já está garantida na final do torneio, que acontece nesta sexta-feira (28).

+ Brasil bate a Colômbia na Copa América de futebol de cegos

Com a classificação para a final assegurada com uma rodada de antecedência, o Brasil poupou alguns de seus titulares no duelo contra o Peru. Ainda assim, a equipe teve o controle da maior parte do jogo. No entanto, não concluiu em gols. O placar só foi aberto na reta final do jogo, quando Jardiel entrou no jogo e mandou para as redes, a cinco minutos do fim. A alegria brasileira, porém, durou pouco, porque o Peru logo empatou com Bartolo.

Apesar do tropeço, o Brasil já tem a liderança da primeira fase assegurada. A equipe teve quatro vitórias, contra Argentina, Colômbia, Chile e México, além do empate contra o Peru. O segundo colocado, que será o adversário do Brasil na final da Copa América, ainda não está definido. A disputa está entre Argentina e Colômbia, com vantagem de pontos para os donos da casa.

Em busca do hepta

Além da classificação para a final, o Brasil também assegurou vaga nos Jogos Parapan-Americanos Santiago 2023 com sua campanha na fase inicial da Copa América de futebol de cegos. O Parapan, por sua vez, que acontecerá em novembro do ano que vem, será classificatório para os Jogos Paralímpicos de Paris 2024.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Esta será a décima final de Copa América da seleção brasileira, presente em todas as decisões desde 1997, quando foi realizada a primeira edição do torneio. Em Córdoba, o Brasil busca o heptacampeonato. Além do título na última edição, realizada em 2019, em São Paulo, o país foi primeiro colocado também 1997, 2001, 2003, 2009 e 2013.

Wesley Felix
Paulistano de 23 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri a Universíade de Chengdu, o Pan de Santiago-2023, a Olimpíada de Paris-2024 e a Paralimpíada de Paris-2024.

Mais em​ Paralimpíada Todo DiaFutebol

Brasil goleia o Peru por 4 a 0, vence a primeira no hexagonal final e se mantém forte na briga pelo título do Sul-Americano Sub-17 de futebol feminino
No duelo entre os dois melhores colocados do Brasileiro Sub-20, Palmeiras bate Athletico-PR e se isola na liderança; Flamengo bate São Paulo
Em primeira vitória da equipe no Paulistão Feminino 2025, São Paulo ganha do Red Bull Bragantino fora de casa por 3 a 0
Cátia Oliveira, ao lado de Joyce de Oliveira, conquistou seu segundo ouro no evento da Eslovênia. Brasileiras cederam apenas um set durante toda a campanha