Seleção de atletismo paralímpico faz semana de treinos na UFMG

Quinze atletas de campo realizam período de treinamentos no Centro de Treinamento Esportivo da UFMG, em Belo Horizonte

Quinze atletas da seleção brasileira de atletismo paralímpico estão em Belo Horizonte (MG) para a realização de uma semana de treinamento em arremessos e lançamentos. Eles ficarão até o próximo sábado (29) no Centro de Treinamento Esportivo (CTE) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que funciona como Centro de Referência do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) na capital mineira.

+ OTD em Paris entrevista presidente do IPC, Andrew Parsons

Os Centros de Referências fazem parte do Plano Estratégico do CPB, elaborado em 2017 e revisitado em 2021, e têm o objetivo de aproveitar espaços esportivos em estados de todas as regiões do país para oferecer modalidades paralímpicas, desde a iniciação até o alto rendimento.

Estão presentes na atividade campeões e medalhistas paralímpicos nos Jogos de Tóquio. Entre os campeões, estão Claudiney Batista (lançamento de disco F56), Alessandro Silva (arremesso de peso F11) e Beth Gomes (lançamento de disco F52).

Já na lista dos medalhistas, estão Julyana da Silva, bronze no lançamento de disco F57, e Cícero Nobre, bronze no lançamento de dardo F57. Além dos 15 atletas, 12 técnicos e uma profissional de enfermagem viajaram para esta semana de treinos.

Foco em Paris e em Santiago

Segundo a comissão técnica, o objetivo da semana de treinamento em Belo Horizonte é a troca de informação entre os técnicos e atletas. Além disso, eles também buscam análises e coletas de informações para monitorar a evolução do processo de cada arremessador e lançador.

A seleção brasileira se prepara para duas importantes disputas em 2023. A primeira delas será o Mundial de atletismo paralímpico, em Paris (FRA), em agosto. Três meses depois, o foco será no Parapan-Americano, em Santiago (CHI).

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Além da pista do CTE, foram disponibilizadas academias e espaços para sessões de fisioterapia, massoterapia para os atletas da seleção no local. Os atletas têm treinado todo dia na pista em dois períodos, com grupos divididos em treinos de parte técnica e de força.

Colaboração OTD

Mais em​ Paralimpíada Todo DiaAtletismo

Vitor Tavares segue embalado em 2025 e estreou vencendo com facilidade o alemão Dalya Seleman no Internacional do Bahrein. Já Vinícius Costa e João Gabriel Carbajal perderam nesta quarta-feira (14)
No segundo dia do Mundial de judô paralímpico, o Brasil faturou quatro medalhas de ouro, quatro de prata e uma de bronze
A atleta Cátia Oliveira conquistou o título da competição na Eslovênia. Três brasileiras participaram de finais nesta quarta-feira (14) no Elite de Lasko de Tênis de Mesa Paralímpico e ela foi a única que ganhou o ouro
Após um primeiro jogo memorável, a ACEP/ICCE conquistou sua segunda vitória no Regional Nordeste de Futebol de Cegos