Sesi derrota Cetefe e é campeão brasileiro de goalball

Equipe paulista conquistou o pentacampeonato em uma reedição da final na temporada passada.

Na manhã desta sexta-feira (30), o time feminino do Sesi conquistou o Campeonato Brasileiro de Goalball 2022. Na final disputada na arena multiuso do Centro de Treinamento Paralímpico, a equipe paulista derrotou o Cetefe, do Distrito Federal, por 5 a 3, em um jogo que reeditou a decisão na temporada passada. As duas equipes ainda disputarão a final do torneio masculino, que acontece neste sábado (01).

+Arbitragem é avaliada durante Brasileiro de Goalball

Maior ganhador da primeira divisão com cinco edições vencidas, a conquista deste ano teve um gostinho de revanche para o Sesi. Na final do Brasileiro de Goalball da temporada 2021, a equipe do Cetefe levou a melhor e conquistou o título, primeiro campeonato conquistado pela equipe do Distrito Federal na história.

“A dedicação de cada uma, o reforço nos treinamentos, a defesa, que é o principal do goalball, a paciência de buscar gol a gol, a confiança dentro da quadra. Tudo isso foi importante para conseguirmos reconquistar o título brasileiro”, disse Dani Longhini, que terminou a competição com 15 gols – o Troféu de Artilheira ficou com Jéssica Vitorino, que fez 30.

Secretário-geral da CBDV, Helder Maciel, que tem a pele clara e o cabelo raspado bem curto, entrega
o troféu de campeão à capitã do Sesi, Gaby, que é albina. Ao fundo, parte do time do Sesi
(Foto: Fernando Gavini/OTD)

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Para chegar até a decisão, o Cetefe venceu a AMC do Mato Grosso na semifinal por 7 a 3. Já o Sesi bateu o Instituto Athlon, que esteou na primeira divisão do Campeonato Brasileiro de Goalball este ano, por 3 a 0 .

Bronze

Na disputa do bronze, o Athlon contou com a sua artilheira Victoria Amorim, que marcou quatro dos cinco gols da vitória sobre a AMC, incluindo o chamado “gol de ouro” que encerrou a prorrogação e decretou o 5 a 4. De volta às quadras após mais de um ano parada, a atleta encerrou sua participação como vice-artilheira, com 22 gols. Geovanna havia anotado o outro da equipe de São José dos Campos. Pelo time do Mato Grosso, todos os gols foram de Carol Duarte, terceira colocada na artilharia, com 21.

Torneio masculino

Horas após suas equipes femininas duelarem pelo título nacional, Sesi e Cetefe entraram em quadra e conseguiram vencer suas respectivas partidas das semifinais no masculino. Neste sábado, às 10h (de Brasília), com transmissão ao vivo do SporTV 3, eles medirão forças em final inédita na história do Brasileiro de goalball.

Cetefe Brasileiro de goalball
Técnico Gabriel Goulart, do Cetefe, abraça André Dantas na comemoração da vitória sobre o Santos (Foto: Renan Cacioli/CBDV)

Para chegar à sua terceira decisão de Série A na história, o Cetefe precisou superar o Santos, justamente quem lhe tirou a chance do primeiro título nacional no ano passado. O primeiro tempo não pareceu muito promissor, com seis penalidades desperdiçadas e um gol sofrido em desatenção. Mesmo assim, a equipe equilibrou o placar, que chegou a estar 7 a 5 para o rival, e levou o jogo à prorrogação após o 9 a 9 encerrar a segunda etapa. No tempo extra, brilhou a estrela de André Dantas, que anotou seu 39º gol na competição e garantiu a classificação à final.

Do outro lado, estará o bicampeão Sesi (2019 e 2017). A equipe paulista dominou o Instituto Roberto Miranda, do Paraná, e fechou a partida em 8 a 3. Parazinho e Alex “Labrador” marcaram quatro gols cada. Denis, duas vezes, e Wallace descontaram.

Colaboração OTD

Mais em​ Paralimpíada Todo DiaGoalball

Vitor Tavares segue embalado em 2025 e estreou vencendo com facilidade o alemão Dalya Seleman no Internacional do Bahrein. Já Vinícius Costa e João Gabriel Carbajal perderam nesta quarta-feira (14)
No segundo dia do Mundial de judô paralímpico, o Brasil faturou quatro medalhas de ouro, quatro de prata e uma de bronze
A atleta Cátia Oliveira conquistou o título da competição na Eslovênia. Três brasileiras participaram de finais nesta quarta-feira (14) no Elite de Lasko de Tênis de Mesa Paralímpico e ela foi a única que ganhou o ouro
Após um primeiro jogo memorável, a ACEP/ICCE conquistou sua segunda vitória no Regional Nordeste de Futebol de Cegos