Brasileiro de natação paralímpica começa nesta quinta

O Brasileiro de natação paralímpica acontece entre 12 e 14 de maio em São Paulo. O primeiro dia vai ser transmitido no YouTube do CPB.

O Campeonato Brasileiro Loterias Caixa de natação começa nesta quinta-feira (12) no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, com a participação de 248 nadadores. Esta é a última competição nacional antes do Mundial da modalidade e contará com a transmissão ao vivo no primeiro dia de disputas.

A etapa da tarde desta quinta-feira será transmitida ao vivo pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) no Facebook e YouTube , a partir das 16h. As provas previstas para esta etapa são os 100m livre e revezamentos medley misto (20, 34 e 49 pontos e para classe S14).

+ Brasil garante duas medalhas Aberto Paralímpico da Eslovênia

Na úlitma terça-feira (10), foram anunciados os 29 nadadores que representarão o Brasil em terras portuguesas no Mundial de natação, em junho. Todos os convocados participarão do Brasileiro, dentre eles os campeões paralímpicos nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020 a paraibana Carol Santiago (S12, para atletas com baixa visão), o mineiro Gabriel Araújo (S2, atletas com alto comprometimento físico-motor), o paulista Gabriel Bandeira (S14, atletas com deficiência intelectual), o catarinense Talisson Glock (S6, atletas com comprometimento físico-motor) e o brasiliense Wendell Belarmino (S11, para atletas cegos).

Confira aqui a convocação oficial.

O Campeonato Mundial de natação acontecerá de 12 a 18 de junho, na Ilha da Madeira, em Portugal. O embarque da Seleção Brasileira está marcado para o dia 1º de junho. Na última edição da competição, em 2019, o Brasil conquistou 17 medalhas (cinco ouros, seis pratas e seis bronzes) e ficou na 11ª colocação no quadro geral de medalhas. 

Caras novas

Convocado para seu primeiro Mundial, o jovem nadador Daniel Mendes (classe S6, para atletas com comprometimento físico-motor), está confiante para o Brasileiro. “As minhas expectativas são muito boas por todo o avanço diário que estamos tendo, tanto em treinamentos como em comprometimento. Sei que estou me esforçando e que o resultado é consequência disso. O Campeonato Brasileiro será uma experiência nova por conta do modelo da competição que é a final direta”, contou o atleta que nadará os 50m e 100m livre e os 100m costas.

Daniel descobriu que tinha paraparesia espástica, doença que limita os movimentos dos seus membros inferiores, por volta dos 3 anos de idade, quando começou a mancar e recebeu uma indicação médica para iniciar na natação – como forma de controlar a sua deficiência. O carioca de 20 anos está empolgado pela sua primeira participação em Mundial. “Eu já senti o gostinho de uma competição internacional, em Berlim, mas o Mundial com certeza será diferente pelo nível dos atletas, além de outros fatores. Espero que tudo dê certo para que a nossa Seleção saia de Portugal muito vitoriosa”, comentou Daniel.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

O formato do Campeonato Brasileiro de natação prevê provas com finais diretas multiclasse, ou seja, atletas de todas as classes competem juntos. Até o sábado, 14, pela manhã, os nadadores brigarão pelo título de campeão brasileiro e representarão seus respectivos clubes em busca de pontos para o quadro geral.

Colaboração OTD

Mais em​ Paralimpíada Todo DiaNatação

Dean Boxall, comandante da seleção australiana de natação, será o responsável pelo treinamento de Maria Fernanda até Singapura
Cátia Oliveira, ao lado de Joyce de Oliveira, conquistou seu segundo ouro no evento da Eslovênia. Brasileiras cederam apenas um set durante toda a campanha
Delegação paralímpica se desde de Astana com 13 medalhas no geral, sendo cinco ouros, seis pratas e dois bronzes.
Bronze nos Jogos Paralímpicos de Paris-2024, Vitor Tavares venceu o indiano Sudarsan Muthusamy, por 2 a 0 (21/10 e 21/13), na última rodada do Grupo B da classe SH6 do Internacional do Bahrein