Mundial de Clubes começa no dia 24 com brasileiros em quadra

Primeira edição do torneio reunirá 12 equipes em Portugal. Sesi, Leomon Moreno e Carol Duarte representam o Brasil

O primeiro Campeonato Mundial de Clubes de goalball vai começar na próxima quarta-feira (24), em Odivelas, Portugal, com a participação de 12 equipes, sendo seis em cada categoria. O Sesi-SP vai representar o Brasil como campeão nacional de 2019, já o Mundial seria disputado originalmente em 2020, mas, por conta da pandemia, acabou adiado em um ano.

Serão quatro dias de evento, com as finais marcadas para sábado (27), às 13h (feminino) e 14h10 (masculino). “Estamos muito motivados em poder representar o Brasil num cenário internacional. Como é a primeira edição, tudo será novidade. Mas a organização deixou tudo bem alinhado para que haja uma competição superprodutiva. É bom que acabamos de sair do Brasileiro com novos aprendizados e desafios tanto na categoria masculina quanto na feminina”, disse o técnico Diego Colletes.

+Confira tudo sobre esporte paralímpico

O Sesi foi vice-campeão nacional no último domingo, com as mulheres, e ficou na quinta colocação com os homens. “Imagino que será o primeiro Mundial de goalball de muitos. Tem equipes que se reforçaram com o que há de melhor, então serão jogos intensos. É um torneio de tiro curto, dois jogos por dia. Vai ser uma competição sem margem para erros”, analisou o ala Parazinho.

Além da delegação do Sesi, haverá outros brasileiros em ação em Portugal. Mais uma vez, os alas Leomon Moreno e Carol Duarte defenderão a camisa do Sporting, a exemplo do que fizeram recentemente na Superliga europeia. Além disso, o Brasil contará com representante, também, no apito no Mundial de clubes de goalball. O paulista Max Marcucci será um dos oito árbitros de quadra.

O Mundial de clubes goalball

O torneio masculino conta com: Sportin (Portugal), Vancouver GC (Canadá), Sesi (Brasil), Asa Québec (Canadá), Punjab BSA (Paquistão) e Há. Vi. 2 Bruxelles (Bélgica), no masculino; E Sporting (Portugal), AVH Lyon (França), BSI Copenhagen (Dinamarca), Sesi (Brasil), Punjab BSA (Paquistão) e USV Hercules (Holanda).

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Por fim, vale lembrar que em ambas as categorias, o sistema de disputas é o mesmo: todos jogam entre si, totalizando cinco partida para cada equipe na fase classificatória. As quatro mais bem classificadas se cruzam, então nas semifinais: 1º x 4º; 2º x 3º.

Colaboração OTD

Mais em​ Paralimpíada Todo DiaGoalball

ESCEMA e APACE duelarão pelo título do Regional Nordeste de Futebol de Cegos às 9h30; Mais cedo, às 8h, NEACEP e ACEP/ICCE disputam o bronze
Brasil começa bem na etapa de Maniago da Copa do Mundo de paraciclismo e conquista um ouro, uma prata e três bronzes
A derrota de Vinícius Costa para o indiano Sivarajan Solaimalai impediu o duelo dele com o compatriota Vitor Tavares na semifinal do Internacional do Bahrein de Parabadminton
A goiana Thais Severo conquistou o título das duplas mistas do Elite de Lasko ao lado de Boris Travnicek. A medalha de ouro foi conquistada com cinco vitórias e apenas dois sets perdidos