Paraná conquista o Campeonato Brasileiro de parataekwondo

Tanto no Kiorugui, como no Poomsae, Paraná leva a melhor e fica com o título nacional por equipes

O Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, foi sede do Campeonato Brasileiro de parataekwondo, no último final de semana, e o Estado do Paraná se destacou como o campeão por equipes da competição, tanto na modalidade Kiorugui (na qual há um embate direto entre os lutadores) quanto na Poomsae (apresentação em que os atletas fazem lutas contra oponentes “imaginários”).

Ao todo, participaram 52 atletas de todas as regiões do Brasil – houve lutadores de 12 estados e do Distrito Federal.

A paraibana Silvana Fernandes, medalhista de bronze na categoria até 58 kg (classe K44) nos Jogos Paralímpicos de Tóquio, chegou a se inscrever no torneio, mas não lutou. Ela se poupou para o Mundial da modalidade, que será disputado em Istambul, na Turquia, nos dias 11 e 12 de dezembro.

Diferentemente do megaevento no Japão, que só recebeu atletas do estilo Kiorugui e das classes K43 (para atletas com deficiência nos dois braços) e K44 (com deficiência em um dos braços), o Campeonato Brasileiro também contou com lutadores do estilo Poomsae – classes P20 (deficiência intelectual) e P30 (deficiência física), além da classe KP60 (para atletas com deficiência auditiva).

Boas perspectivas

Segundo Rodrigo Ferla, coordenador nacional de parataekwondo da CBTKD (Confederação Brasileira de Taekwondo) e head coach da Seleção Brasileira da modalidade, o Campeonato Brasileiro foi muito importante pelo retorno das competições no país, após dois anos de paralisação devido à pandemia de coronavírus. Além disso, o treinador também destacou o aumento no número de participantes no torneio em relação à edição anterior.

“Na classe K44, que está no programa dos Jogos Paralímpicos, tivemos 40 atletas inscritos, o dobro do número registrado em 2019. Isso mostra que o nosso trabalho de fomento está sendo muito bem realizado e que temos potencial para crescer ainda mais, depois de termos liderado o ranking do esporte em Tóquio”, disse.

Resultados do Campeonato Brasileiro de parataekwondo – classe K44

Masculino
58 kg – Fabrício Marques (RJ)
63 kg – Hyuri Martins (PE)
70 kg – Pedro Vieira (PR)
80 kg – Erivaldo Ferreira (PR)

  • 80 kg – Pedro Paulo (PR)

Feminino
47 kg – Miriam Pio (MG)
52 kg – Cristhiane Neves (RN)
57 kg -Larissa Lohane (MG)
65 kg – Ana Carolkna Moura (MG)
Acima 65 kg – Camila Macedo (PR)

Campeões por equipe – Poomsae
1- Paraná
2 – Goiás
3 – Bahia

Campeões por equipe – Kiorugui
1 – Paraná
2 – Minas Gerais
3 – Rio Grande do Norte

Colaboração OTD

Mais em​ Paralimpíada Todo DiaTaekwondo

Cátia Oliveira, ao lado de Joyce de Oliveira, conquistou seu segundo ouro no evento da Eslovênia. Brasileiras cederam apenas um set durante toda a campanha
Delegação paralímpica se desde de Astana com 13 medalhas no geral, sendo cinco ouros, seis pratas e dois bronzes.
Bronze nos Jogos Paralímpicos de Paris-2024, Vitor Tavares venceu o indiano Sudarsan Muthusamy, por 2 a 0 (21/10 e 21/13), na última rodada do Grupo B da classe SH6 do Internacional do Bahrein
Vitor Tavares segue embalado em 2025 e estreou vencendo com facilidade o alemão Dalya Seleman no Internacional do Bahrein. Já Vinícius Costa e João Gabriel Carbajal perderam nesta quarta-feira (14)