Fabíola Dergovics é campeã brasileira e se garante no Mundial de tiro com arco

Paulista confirma favoritismo e se garante no Mundial do ano que vem ao lado de outros dez brasileiros. Andrey Muniz de Castro e Hélcio Luiz também são destaque

Sem dar chances para as adversárias, a paulista Fabíola Dergovics confirmou o favoritismo no arco recurvo e sagrou-se campeã brasileira de tiro com arco. De quebra, a atleta que esteve em Tóquio-2020, já se garantiu no Mundial de 2022. Mas não foi só ela que brilhou no Centro Paralímpico Brasileiro, em São Paulo.

Em paralelo ao Campeonato Brasileiro de tiro com arco, também foi realizada a seletiva para o Mundial do ano que vem. Além da vaga de Fabíola Dergovics, outras 10 foram distribuídas de acordo com o desempenho na competição nacional. Foram três do composto masculino open; dois do composto feminino open; três do recurvo masculino open; dois do recurvo feminino open e um do W1 masculino. Entretanto, a competição feminina no W1 não teve a disputa do qualificatório e a 12ª vaga pode ser mais oferecida.

Recurvo

A final do recurvo feminino botou frente à frente Fabíola Dergovics e Patrícia Layolle. Como ambas chegaram na final do Brasileiro, as duas garantiram presença no Mundial de 2022. Mas ambas queriam o título nacional. Só que Fabíola Dergovics não deu chances e venceu a final por 6 a 0. Jéssica Campos de Bona ficou com o bronze e a vaga de suplente.

+ Ágatha e Duda perdem nas quartas de final do World Tour Finals

Pelo recurvo masculino, a final foi entre Nelson Silva e Adelci Neiva. Com um 6 a 0, Nelson sagrou-se campeão brasileiro. O bronze foi para Heriberto Roca. Como os três primeiros do arco recurvo garantiram vagas para o Mundial de tiro com arco 2022, Nelson Silva, Adelci Neiva e Heriberto Roca vão representar o Brasil no ano que vem.

brasileiro de tiro com paralímpico
(Foto: Alê Cabral/CPB)

Composto

Renata Acerbi derrotou Helba Borges pelo placar de 114 a 108 e ficou com o título brasileiro. O bronze foi para Anne Xavier. Pelas regras, apenas Renata Acerbi e Helba Borges ficaram com as vagas do Mundial. No masculino, Reinaldo Ferreira venceu Andrey de Castro pelo placar de 142 a 137. O bronze ficou com João Ivison Silva. Os três garantiram vaga na seleção brasileira do Mundial de 2022.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

W1 masculino

Duas disputas diferentes aconteceram para o W1 masculino. No Campeonato Brasileiro, Eugênio Franco fez 124 a 123 para cima de Esdras Júnior. Hélcio Luiz foi o terceiro colocado. Já na disputa da seletiva da seleção, Hélcio derrotou Esdras e ficou com a vaga no Mundial de tiro com arco.

Colaboração OTD

Mais em​ Paralimpíada Todo DiaTiro com Arco

Cátia Oliveira, ao lado de Joyce de Oliveira, conquistou seu segundo ouro no evento da Eslovênia. Brasileiras cederam apenas um set durante toda a campanha
Bronze nos Jogos Paralímpicos de Paris-2024, Vitor Tavares venceu o indiano Sudarsan Muthusamy, por 2 a 0 (21/10 e 21/13), na última rodada do Grupo B da classe SH6 do Internacional do Bahrein
Delegação paralímpica se desde de Astana com 13 medalhas no geral, sendo cinco ouros, seis pratas e dois bronzes.
Vitor Tavares segue embalado em 2025 e estreou vencendo com facilidade o alemão Dalya Seleman no Internacional do Bahrein. Já Vinícius Costa e João Gabriel Carbajal perderam nesta quarta-feira (14)