Gabriel Bandeira conquista quarto ouro no Aberto Europeu, em Funchal

Gabriel Bandeira venceu e bateu o recorde das Américas em todas as quatro provas que disputou até aqui na Ilha da Madeira

Ninguém para Gabriel Bandeira! Nesta quinta-feira (20), no quinto do Aberto Europeu de natação paralímpica, o brasileiro disputou sua quarta prova e conquistou a quarta medalha de ouro, desta vez nos 200m medley na classe SM14. Além dele, João Pedro Brutos também disputou a final, mas ficou na quinta colocação.

Gabriel Bandeira se classificou para a decisão na primeira posição, com tempo de 2:13.18, enquanto João Pedro Brutos foi o quarto colocado, com 2:18.90. Na final, Bandeira baixou o tempo e venceu a prova com tempo de 2:10.92. Assim, além de ter vencido todas as provas que disputou, ele também bateu o recorde das Américas em todas elas. E por fim, Brutos terminou a disputa com a marca de 2:18.63.

+Valdenice Conceição vai à final no Pré-Olímpico e segue na briga por Tóquio

Além de Bandeira e Brutos, André Luiz da Silva também competiu, mas parou na classificatória. Eles seguem no Aberto Europeu até sábado (22). Gabriel Bandeira ainda tem mais duas provas (100m livres s14 e 100m borboleta s14). Já André Luiz disputará mais uma (100m borboleta s14). E João Pedro Butros, uma também (100m livres s14).

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK

Com a participação no Aberto Europeu de natação paralímpica, que integra o World Series, circuito internacional da modalidade organizado pelo IPC, o trio busca alcançar a classificação internacional na classe S14. Assim, Gabriel Bandeira, André Luiz e João Brutos estarão aptos a brigar entre as 31 vagas disponíveis para os Jogos de Tóquio.

Por fim, vale lembrar que as vagas brasileiras para os Jogos Paralímpicos serão definidas em junho, quando acontece a seletiva nacional. Quatro nadadores já estão garantidos no evento: Daniel Dias (S5), Wendell Belarmino (S11), Edênia Garcia (S3) e Maria Carolina Santiago (S12).

Colaboração OTD

Mais em​ Paralimpíada Todo Dia

Vitor Tavares segue embalado em 2025 e estreou vencendo com facilidade o alemão Dalya Seleman no Internacional do Bahrein. Já Vinícius Costa e João Gabriel Carbajal perderam nesta quarta-feira (14)
No segundo dia do Mundial de judô paralímpico, o Brasil faturou quatro medalhas de ouro, quatro de prata e uma de bronze
A atleta Cátia Oliveira conquistou o título da competição na Eslovênia. Três brasileiras participaram de finais nesta quarta-feira (14) no Elite de Lasko de Tênis de Mesa Paralímpico e ela foi a única que ganhou o ouro
Após um primeiro jogo memorável, a ACEP/ICCE conquistou sua segunda vitória no Regional Nordeste de Futebol de Cegos