Médico de Zanardi diz que não há piora e esperança aumenta

Bicampeão paralímpico, italiano segue em quadro neurológico sério, mas a estabilidade anima diretor do departamento de emergência do hospital

Alessandro Zanardi teve uma certa melhora em seu quadro clínico passados dois dias de um grave acidente quando competia na Itália. Segundo o boletim médico do Hospital Santa Maria delle Scotte, em Siena, deste domingo (21), o bicampeão paralímpico “passou a noite em condições de estabilidade cardio-respiratória e metabólica e as funções dos órgãos estão adequadas.”

Em entrevista para a “Agenzia Ansa”, Sabino Scolletta, diretor do departamento de emergência do hospital em Siena afirmou que “comparando a quando Alex Zanardi chegou na sala de emergência, as condições realmente mudaram. O positivo é que quanto mais o tempo passa e as condições permanecem estáveis, a esperança aumenta”.

+ SIGA O OTD NO FACEBOOKINSTAGRAMTWITTER E YOUTUBE

“Isso significa – disse Scolletta – que não há retrocesso e isso nos dá grande confiança. Passados dois dias do trauma, acreditamos que as condições clínicas permanecerão estáveis ​​e isso pode nos dar possibilidade de pensar em avaliá-lo neurologicamente “

Ainda segundo o diretor, Alex Zanardi está sempre sedado, intubado e ventilado mecanicamente. “O neuromonitoramento mostrou alguma estabilidade, mas os dados devem ser tomados com cautela porque o quadro neurológico permanece sério.”

Zanardi - Acidente
Zanardi é bicampeão paralímpico (Instagram/zanardiofficial)

Investigações

O celular de Alex Zanardi parece ser o alvo principal da investigação sobre o acidente, ocorrido na sexta-feira (19). Segundo noticiou a “Agenzia Ansa”, a polícia italiana investiga se o paratleta mexia no aparelho no momento

De acordo com uma testemunha que filmava a prova, “após enfrentar uma escalada pedalando com as mãos, no momento da descida, Zanardi pegou o telefone e fez alguns gravações em baixa velocidade, depois guardou-o e continuou a descida até o ponto do acidente”.

A própria polícia afirma ter vídeos do momento da colisão de Zanardi com o caminhão, que sugerem que ele segurava com as duas mãos no guidão de sua bicicleta.

Colaboração OTD

Mais em​ Paralimpíada Todo Dia

Cátia Oliveira, ao lado de Joyce de Oliveira, conquistou seu segundo ouro no evento da Eslovênia. Brasileiras cederam apenas um set durante toda a campanha
Bronze nos Jogos Paralímpicos de Paris-2024, Vitor Tavares venceu o indiano Sudarsan Muthusamy, por 2 a 0 (21/10 e 21/13), na última rodada do Grupo B da classe SH6 do Internacional do Bahrein
Delegação paralímpica se desde de Astana com 13 medalhas no geral, sendo cinco ouros, seis pratas e dois bronzes.
Vitor Tavares segue embalado em 2025 e estreou vencendo com facilidade o alemão Dalya Seleman no Internacional do Bahrein. Já Vinícius Costa e João Gabriel Carbajal perderam nesta quarta-feira (14)