Vanessa Cristina eleita Atleta do Mês pelo comitê das Américas

Paulistana vence eleição do Comitê Paralímpico das Américas com 50% dos votos

A maratonista brasileira Vanessa Cristina de Souza, 30 anos, foi eleita Atleta do Mês de fevereiro pelo Comitê Paralímpico das Américas (CPA). A paulistana venceu com 50% dos votos do público.

Vanessa Cristina foi indicada ao prêmio por ter sido campeã da maratona de Sevilha, na Espanha, na classe T54 para cadeiras de rodas, no último dia 23 de fevereiro.

Ela completou a prova em 1h40min23, marca 37s superior ao índice estabelecido pelo Departamento Técnico do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) como critério de convocação para os Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020.

No dia 8 de março, a atleta conquistou o título da Maratona de Los Angeles, nos Estados Unidos. A paulistana amputou a perna esquerda em 2014, devido a um acidente de moto.

O guatemalteco Gersson Mejía, do Parataekwondo, que ganhou o ouro no Aberto da modalidade no México, ficou em segundo lugar com 46% votos. Já o halterofilista chileno Maria Antonieta Ortiz, o snowboarder americano Joe Pleban e o halterofilista salvadorenho Herbert Aceituno também concorriam ao prêmio.

Brasil em Tóquio

O Brasil já tem uma vaga de maratona garantida nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020. Ela foi conquistada em abril de 2019 no Mundial de Maratonas de Londres. A responsável foi a baiana Edneusa Dorta da classe T12 (baixa visão), que foi vice-campeã na prova.

Ao todo, o país possui 36 vagas pelo atletismo. As outras vagas foram asseguradas no Mundial da modalidade em Dubai, em novembro.

As indicações foram feitas pelos Comitês Paralímpicos Nacionais (NPCs) do continente americano.

Vencedores do Atleta do Mês de 2020 do APC
Janeiro – Luis Flores, Chile, tênis de mesa
Fevereiro – Vanessa Cristina de Souza, Brasil, atletismo

Rafael Freitas

Mais em​ Paralimpíada Todo DiaAtletismo

Cátia Oliveira, ao lado de Joyce de Oliveira, conquistou seu segundo ouro no evento da Eslovênia. Brasileiras cederam apenas um set durante toda a campanha
Bronze nos Jogos Paralímpicos de Paris-2024, Vitor Tavares venceu o indiano Sudarsan Muthusamy, por 2 a 0 (21/10 e 21/13), na última rodada do Grupo B da classe SH6 do Internacional do Bahrein
Delegação paralímpica se desde de Astana com 13 medalhas no geral, sendo cinco ouros, seis pratas e dois bronzes.
Vitor Tavares segue embalado em 2025 e estreou vencendo com facilidade o alemão Dalya Seleman no Internacional do Bahrein. Já Vinícius Costa e João Gabriel Carbajal perderam nesta quarta-feira (14)