Bocha brasileira garante nove vagas em Tóquio 2020

Através da etapa das Américas da BISFed, bocha do Brasil soma nove vagas garantidas nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020

A Etapa das Américas da BISFed terminou no último sábado, 5, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, e o Brasil conquistou mais sete vagas para os Jogos Paralímpicos de Tóquio. Desta vez, as vagas da bocha vieram nas disputas por equipes BC1/BC2 e pares BC3 e pares BC4. Com estas vitórias, o Brasil também garantiu uma vaga no individual de cada classe. Na quinta-feira, 3, os brasileiros já conquistaram duas vagas para o país. Maciel Santos (BC2) e Eliseu dos Santos (BC4) foram os responsáveis pela façanha.

A equipe BC1/BC2 brasileira, formada por José Carlos Chagas, Maciel Santos e Natali de Faria, venceu a equipe da Argentina por 8 a 4 e sagrou-se campeã, já que a competição era no formato de todos contra todos e o Brasil superou quaisquer adversários.

Na final dos pares BC4, Brasil e Colômbia se enfrentaram e apenas com um ponto de diferença, 4 a 3, os brasileiros Eliseu dos Santos, Ercileide da Silva que foi substituída depois por Marcelo dos Santos, garantiram mais uma vaga para o país na principal competição do ciclo paralímpico.

A última vaga para os Jogos Paralímpicos veio com o pares BC3. O Brasil venceu o Canadá por 5 a 2 e carimbou o passaporte para a capital japonesa. Nesta disputa, a dupla brasileira foi formada por Evelyn de Oliveira e Mateus Carvalho.

Ao todo, nove vagas para os Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020 foram conquistadas pelo Brasil. A classificação é para o país e não nominal. Os atletas que representarão o Brasil em Tóquio ainda serão definidos e convocados.

Participaram desta etapa da BISFed 63 atletas de dez países: Argentina, Bermudas, Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, México, Peru, África do Sul e Estados Unidos.

João Fraga

Mais em​ Paralimpíada Todo DiaBocha

Cátia Oliveira, ao lado de Joyce de Oliveira, conquistou seu segundo ouro no evento da Eslovênia. Brasileiras cederam apenas um set durante toda a campanha
Delegação paralímpica se desde de Astana com 13 medalhas no geral, sendo cinco ouros, seis pratas e dois bronzes.
Bronze nos Jogos Paralímpicos de Paris-2024, Vitor Tavares venceu o indiano Sudarsan Muthusamy, por 2 a 0 (21/10 e 21/13), na última rodada do Grupo B da classe SH6 do Internacional do Bahrein
Vitor Tavares segue embalado em 2025 e estreou vencendo com facilidade o alemão Dalya Seleman no Internacional do Bahrein. Já Vinícius Costa e João Gabriel Carbajal perderam nesta quarta-feira (14)