Antes do Mundial, Daniel Dias participa do Circuito Brasil

Nadador participa de etapa nacional como preparação para sequência importante da temporada

Neste fim de semana, 13 e 14, a 2ª etapa nacional do Circuito Brasil Loterias Caixa de natação acontece no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. O evento reunirá 273 nadadores de 18 estados e do Distrito Federal. Vinte e cinco dos 26 atletas que representarão o Brasil no Campeonato Mundial, em Londres, estarão presentes, como o multimedalhista Daniel Dias. Esta é a última disputa antes dos dois principais eventos da temporada para a modalidade: Jogos Parapan-Americanos de Lima, em agosto, e o Campeonato Mundial, que será em setembro.

O paulista de Campinas se prepara para disputar seu sexto Mundial (México 2017, Glasgow 2015, Montreal 2013, Holanda 2010 e Durban 2006). Ele usará a 2ª etapa nacional do Circuito Loterias Caixa como preparação para os próximos eventos do ano.

“Competir é sempre bom, e esta etapa vai servir como um grande treino para o Parapan e o Mundial, afinal, os melhores do Brasil vão estar lá. É a oportunidade de avaliar nosso trabalho e ver o que a gente pode ajustar”, disse o dono de 24 medalhas paralímpicas e 36 em Mundiais.

Daniel nasceu com má formação nos membros superiores e da perna direita. Ele já recebeu o troféu Laureus, considerado o “Oscar do Esporte” três vezes: em 2009, 2013 e 2016. Assim como todos os nadadores, Daniel aguarda a convocação para os Jogos Parapan-Americanosde Lima 2019, que sairá na próxima terça-feira, 16.
Para o atleta, a competição em Londres será uma oportunidade de contribuir com sua experiência. “Para mim é sempre uma grande alegria poder representar o Brasil nas competições e poder contribuir com a experiência que eu tenho para os jovens que estão vindo nessa nova geração de nadadores. Eu espero que a gente possa desfrutar muito da competição e representar bem o Brasil lá em Londres”, afirmou o nadador.

A 1ª etapa nacional do Circuito Brasil Loterias Caixa aconteceu em maio, também no CT Paralímpico, e reuniu 236 atletas de 14 estados e do Distrito Federal. Para disputar as etapas nacionais do Circuito, os atletas precisam ter os índices mínimos estabelecidos pelo Departamento Técnico do CPB. No primeiro semestre, os nadadores puderam buscar estas marcas nas quatro fases regionais: São Paulo, no CT Paralímpico, em fevereiro; Norte-Nordeste, em João Pessoa (PB), em março; Centro-Leste, em Uberlândia (MG), e Rio-Sul, em Curitiba (PR), em abril.

Já a terceira fase nacional receberá a denominação de Campeonato Brasileiro e está programada para ocorrer nos dias 26 e 27 de outubro, também no CT, reunindo os melhores nadadores do ano.

Otávio Freire

Mais em​ Paralimpíada Todo Dia

Cátia Oliveira, ao lado de Joyce de Oliveira, conquistou seu segundo ouro no evento da Eslovênia. Brasileiras cederam apenas um set durante toda a campanha
Delegação paralímpica se desde de Astana com 13 medalhas no geral, sendo cinco ouros, seis pratas e dois bronzes.
Bronze nos Jogos Paralímpicos de Paris-2024, Vitor Tavares venceu o indiano Sudarsan Muthusamy, por 2 a 0 (21/10 e 21/13), na última rodada do Grupo B da classe SH6 do Internacional do Bahrein
Vitor Tavares segue embalado em 2025 e estreou vencendo com facilidade o alemão Dalya Seleman no Internacional do Bahrein. Já Vinícius Costa e João Gabriel Carbajal perderam nesta quarta-feira (14)