Seleção de futebol de 7 treina forte visando o Mundial

A equipe conta com 14 atletas e os treinos no Centro de Treinamento Paralímpico vão até esta quarta-feira (19)

A quinta fase de treinamento da seleção brasileira de futebol de 7 com foco na preparação para o Campeonato Mundial da modalidade, na Espanha de 4 a 20 de julho, já está em andamento. A equipe conta com 14 atletas e os treinos no Centro de Treinamento Paralímpico vão até esta quarta-feira (19).

O objetivo é definir o time titular para o Mundial de futebol de 7 e aperfeiçoar as táticas de jogo que serão usadas na competição. “A nossa expectativa é sair do Brasil com uma equipe bem definida e com confiança para buscar uma medalha , mas sempre subindo um degrau de cada vez , pois serão 16 equipes divididas em quatro grupos , classificando oito para a segunda fase e aí entrar na fase do mata-mata com a equipe bem estruturada e com confiança de buscar o pódio”, contou o técnico da seleção, Paulo Cabral, que para esta fase estuda a possibilidade de realizar dois jogos amistosos para melhorar o entrosamento da equipe.

A sexta e última etapa de treinos antes do mundial de futebol de 7 vai de 26 de junho a 2 de julho, também no CT Paralímpico, e logo após a equipe embarca para Europa.

A IFCPF World Cup 2019 acontecerá em Sevilha na Espanha, de 4 a 20 de julho. O evento contará com a participação de 16 países: Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, Dinamarca, Espanha, Inglaterra, Irlanda, Irã, Holanda, Irlanda do Norte, Rússia, Tailândia, Ucrânia, Estados Unidos e Venezuela.

A seleção brasileira conquistou a vaga na competição graças ao título de campeão da Copa América 2018 e está no grupo A, ao lado da Inglaterra, Venezuela e Alemanha.

Em agosto, o Brasil defenderá o título de campeão parapan-americano, em Lima, no Peru. A classificação brasileira para este evento se deveu ao bronze no último Mundial da modalidade, em 2015, na Inglaterra. O futebol de 7 não compõe o programa dos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020.

Seleção brasileira futebol de 7 – 5ª fase de treinos

Hebert Honório Lemes Oviedo – CETEFE/DF
Heitor Luiz Ramires Camposano – CAIRA/MS
Wesley Gabriel dos S. Ferrreira – ATIVA/MS
João Batista Araújo – APBS/Corinthians/SP
Lucas Henrique da Silva – Vasco da Gama/RJ
Ubirajara da Silva Magalhães – Vasco da Gama/RJ
Evandro de Oliveira G. de Souza – Vasco da Gama/RJ
Leonardo Giovani Morais – Vasco da Gama/RJ
Jeferson Aparecido M. Cardoso – CEPE/SC
João Victor Batista Cortês – CETEFE/DF
Cesar Augusto Batista de Aguiar – CAIRA/MS
Jan Francisco Brito Costa – AMAPED/Praia Clube/RJ
Jefferson Wesley da S. Delmonde – CETEFE/DF
Maocir Fernando da Silva Matos – CETEFE/DF

André Rossi
Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu ‘in loco’ os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, os Olímpicos de Paris, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e de Santiago

Mais em​ Paralimpíada Todo Dia

Cátia Oliveira, ao lado de Joyce de Oliveira, conquistou seu segundo ouro no evento da Eslovênia. Brasileiras cederam apenas um set durante toda a campanha
Delegação paralímpica se desde de Astana com 13 medalhas no geral, sendo cinco ouros, seis pratas e dois bronzes.
Bronze nos Jogos Paralímpicos de Paris-2024, Vitor Tavares venceu o indiano Sudarsan Muthusamy, por 2 a 0 (21/10 e 21/13), na última rodada do Grupo B da classe SH6 do Internacional do Bahrein
Vitor Tavares segue embalado em 2025 e estreou vencendo com facilidade o alemão Dalya Seleman no Internacional do Bahrein. Já Vinícius Costa e João Gabriel Carbajal perderam nesta quarta-feira (14)