CPB divulga critérios de convocação e rankings nacionais

Critérios de convocação servirão para a composição da equipe de atletismo dos Jogos Parapan-Americanos de Lima e do Mundial de Atletismo

O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), por meio do seu Departamento Técnico, divulga nesta quarta-feira, 23, os critérios de convocação para a equipe de atletismo que representará o país nos Jogos Parapan-Americanos de Lima, entre os dias 23 de agosto e 1º de setembro, e no Mundial de Atletismo, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos (EUA), de 7 a 15 de novembro. Seguem abaixo as normas qualificatórias de cada equipe.

Para os Jogos Parapan-Americanos de Lima 2019, a quantidade de atletas na delegação de atletismo será definida conforme critérios de disponibilidade de vagas do Comitê Organizador Local e do World Para Athletics (WPA), tanto para o gênero feminino quanto para o masculino.

Todos os atletas precisam, obrigatoriamente, ter classificação esportiva internacional do WPA, cumprir os critérios técnicos e de elegibilidade definidos e publicados pelo Comitê Organizador Local e cumprir os critérios técnicos da Coordenação Técnica de Atletismo.

Já para o Campeonato Mundial de Atletismo Dubai 2019, que será realizado em novembro de 2019, a delegação de atletismo para Dubai 2019 será formada por até 40 atletas, que precisam, obrigatoriamente, ter classificação esportiva internacional do WPA, cumprir os critérios técnicos e de elegibilidade definidos e publicados pelo Word Para Athletics (WPA) e cumprir os critérios técnicos da Coordenação Técnica de Atletismo, que são diferentes dos critérios adotados para os Jogos Pan-Americanos.

Além disso, o CPB, Comitê Paralímpico Brasileiro, também divulgou o ranking nacional de atletismo e o ranking prova/classe do Circuito Brasil de Atletismo 2018.

João Fraga

Mais em​ Paralimpíada Todo DiaAtletismo

Cátia Oliveira, ao lado de Joyce de Oliveira, conquistou seu segundo ouro no evento da Eslovênia. Brasileiras cederam apenas um set durante toda a campanha
Delegação paralímpica se desde de Astana com 13 medalhas no geral, sendo cinco ouros, seis pratas e dois bronzes.
Bronze nos Jogos Paralímpicos de Paris-2024, Vitor Tavares venceu o indiano Sudarsan Muthusamy, por 2 a 0 (21/10 e 21/13), na última rodada do Grupo B da classe SH6 do Internacional do Bahrein
Vitor Tavares segue embalado em 2025 e estreou vencendo com facilidade o alemão Dalya Seleman no Internacional do Bahrein. Já Vinícius Costa e João Gabriel Carbajal perderam nesta quarta-feira (14)