Rio e Niterói oficializam candidatura ao Pan de 2031

Com a carta entregue ao COB, cidades fluminenses entram na "briga" com São Paulo para sediar os Jogos Pan-Americanos

As cidades de Niterói e Rio de Janeiro oficializaram a intenção de receber os Jogos Pan-Americanos de 2031. Em evento realizado nesta terça-feira (3), os prefeitos entregaram uma carta ao Comitê Olímpico do Brasil (COB) para se colocarem à disposição para sediar o evento.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOKFACEBOOK E BLUESKY

Com isso, o Brasil tem duas candidaturas interessadas para os Jogos Pan-Americanos de 3031. Isto porque, ainda em 2023, São Paulo também demonstrou interesse em receber o evento. Cada país só pode indicar uma candidatura à Panam, entidade esportiva pan-americana. Dessa forma, o COB terá que escolher entre paulistas e fluminenses.

“Largamos na frente, por causa da infraestrutura já existente no Rio de Janeiro e em Niterói. Há um benefício de não precisarmos construir novas estruturas, além de já termos experiência em grandes eventos. Hoje formalizamos a pré-candidatura, mas vamos construir um dossiê que atenda às demandas dos Jogos Pan-Americanos”, disse Eduardo Paes, prefeito do Rio de Janeiro.

O COB tem até o dia 31 de janeiro de 2025 para definir qual candidatura vai representar o Brasil. Depois de escolhida, Rio/Niterói ou São Paulo deve ter a concorrência de outros países. A definição da sede dos Jogos Pan-Americanos de 2031 também está marcada para 2025, em Assembleia Geral da Panam Sports, em Assunção, no Paraguai.

Adielson de Barros
Jornalista recifense formado na Faculdade Boa Viagem apaixonado por futebol e grandes histórias. Trabalhando no movimento olímpico e paralímpico desde 2022.

Mais em​ COBPan-Americano

Em acordo com a Neoenergia, CT Olímpico do Time Brasil vai funcionar com 100% de energia renovável até o fim deste ano
Em entrevista no tapete vermelho do Hall da Fama, Ricardo Sdei disse o que o público pode esperar da marca em Milão Cortina-2026
Daiane dos Santos, Edinanci Silva, Gustavo Kuerten e Afrânio Costa gravaram suas marcas na história do esporte brasileiro
Adidas anuncia acerto com o Comitê Olímpico do Brasil para vestir atletas brasileiros até os Jogos Olímpicos de LA-2028