Quem brilhou no fim de semana pelo mundo

Veja quem se destacou no mundo olímpico neste sábado e domingo, com direito a mais uma vaga do Brasil em Tóquio-2020

Felipe dos Santos

O decatleta brasileiro foi o grande destaque do Troféu Brasil de Atletismo que terminou no último domingo (13), em São Paulo. O paulista de 26 anos foi brilhante na sexta-feira e no sábado e somou 8.364 pontos, 14 acima do índice olímpico para a prova combinada, melhorando sua marca pessoal em 345 pontos, para se tornar o segundo melhor brasileiro da história, atrás apenas dos 8.393 pontos de Carlos Chinin de 2013.

Para chegar à ótima pontuação, Felipe bateu quatro marcas pessoais: 7,64 m no salto em distância, 2,07 m no salto em altura, 4,90 m no salto com vara (ele tem 5,10 m indoor) e 59,82 m no lançamento de dardo. Os 8.364 pontos são a melhor marca do mundo em 2020.

Karl Geiger

O alemão se tornou no sábado campeão mundial da modalidade de Ski Flying em Planica, na Eslovênia. O Mundial estava marcado para março, mas foi adiado pela pandemia. Nesta modalidade dos salto em esqui, os atletas percorrem distâncias muito maiores, chegando próximos dos 250 m de puro voo.

Após quatro rodadas de saltos, Geiger somou 877,2 pontos contra 876,7 do norueguês Halvor Egner Granerud e 859,3 do alemão Markus Eisebichler, que completaram o pódio. Na prova por equipes no domingo, a Noruega venceu com 1.727,7 pontos contra 1.708,5 da Alemanha. Geiger tem uma prata olímpica e dois títulos mundiais, todos em provas por equipe, e foi prata no Large Hill no Mundial de 2019.

Hifume Abe

A equipe japonesa de judô já estava praticamente definida desde o início do ano e só restava uma vaga, nos 66kg masculino. A disputa estava apertada entre Hifume Abe e Joshiro Maruyama. Abe foi campeão mundial em 2017 e 2018, enquanto Maruyama venceu o Mundial de 2019, em Tóquio. No circuito Mundial, eles já tinham se enfrentado quatro vezes, com duas vitórias para cada lado.

Neste domingo rolou a luta que definiria a vaga olímpica. E seria apenas um confronto. A luta terminou empatada e foi pro golden score. E foram necessários intermináveis VINTE minutos de GS para que Abe vencesse e garantisse presença nos Jogos de Tóquio. Com isso, deveremos ter um histórico dia em 25 de julho, quando Abe, nos 66kg, e sua irmã Uta Abe, nos 53kg, competirão com grandes chances de ficarem com o ouro no mesmo dia, como aconteceu no Mundial de 2018.

Perrine Laffont

A francesa venceu no sábado em Idre, na Suécia, mais uma etapa da Copa do Mundo de Moguls, modalidade do Esqui Estilo Livre, com 82,53 pontos na decisão.

Não satisfeita, a campeã olímpica de 2018 também foi campeã no domingo na prova não olímpica de Dual Moguls e, com essas vitórias, chegou a 20 conquistas na Copa do Mundo. Ela venceu as três etapas disputadas nesta temporada.

Saulo Próspero

Mais em​ Os Olímpicos

Confira estatísticas e curiosidades sobre as medalhas conquistadas pelo Brasil nos Jogos Pan-Americanos
Confira um balanço completo da histórica participação do Brasil nos Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023