O Conselho Executivo do Comitê Olímpico Internacional (COI) publicou uma nota nesta quinta-feira (12) em que suspende o Comitê Olímpico Russo (ROC, sigla em inglês). Decisão aconteceu após a entidade russa incluir atletas ucranianos em sua delegação de forma unilateral. Com isso, no momento, o ROC não está autorizado a participar de competições esportivas internacionais.
De acordo com o COI, os atletas ucranianos incluídos pelo Comitê Olímpico Russo vêm das regiões de Donetsk, Kherson, Luhansk e Zaporizhzhia. Tais locais estão sob autoridade do Comitê Olímpico Nacional da Ucrânia (CON). Em fevereiro de 2022, Vladimir Putin, presidente da Rússia, iniciou uma invasão ao território ucraniano e ocupou algumas regiões do país.
- Corinthians vence clássico e assume liderança no Paulistão
- Diretor de Marketing da Adidas fala sobre estreia da marca no COB
- Brandonn Almeida quebra recorde e Minas segue na liderança
- Minas aposenta Marquinhos e avança à semifinal do NBB
- Beatriz Souza sobre volta aos tatames: “Um passo de cada vez”
A nota do Conselho diz que a “decisão unilateral constitui uma brecha da Carta Olímpica porque viola a integridade territorial do NOC da Ucrânia, reconhecido pelo COI e que está de acordo com as regras da Carta Olímpica”. Além disso, outra punição destinada ao ROC é a suspensão de ajuda financeira do Movimento Olímpico.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Apesar disso, o COI ainda não esclareceu sobre a possibilidade de os atletas russos participarem dos Jogos Olímpicos de Paris em 2024 e dos Jogos de Inverno e 2026. Até o momento, o Comitê Russo pretende inscrever seus atletas nesses eventos sob bandeira neutra. Ademais, a nota ainda aponta que outras medidas podem ser tomadas de acordo com os próximos acontecimentos.