Sem ambulância, Troféu Maria Lenk atrasa e Fla cobra CBDA

Flamengo cobra CBDA após eliminatórias do Troféu Maria Lenk atrasarem por falta de ambulância na piscina da gávea

Nesta semana acontece mais uma edição do Troféu Maria Lenk, a principal competição anual da natação brasileira e que serve como seletiva para o Campeonato Mundial. Mas o evento teve início com 1h30 de atraso. As ambulâncias que a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) não conseguiram chegar a tempo do começo das eliminatórias e a competição foi suspensa. Diretor de Esportes Olímpicos do Flamengo, Marcus Vinícius Freire criticou atuação da CBDA e responsabilizou a entidade por conta da situação.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIKTOK E FACEBOOK

O início das eliminatórias desta segunda-feira (21) seria às 9h30 com as primeiras baterias dos 100m borboleta feminino. Mas os atletas não conseguiram cair na água para dar início a competição. Por conta da ausência das ambulâncias contratadas pela CBDA. Após uma reunião com treinadores e chefes de equipe, foi aberto um novo período de aquecimento para os atletas.

Flamengo cobra CBDA

Anfitrião do evento, o Flamengo ficou insatisfeito com a situação e cobrou a responsabilidade da CBDA sobre as ambulâncias. Ex-dirigente do COB e atual diretor de Esportes Olímpicos do Clube de Regatas do Flamengo, Marcus Vinícius Freire se dirigiu ao público presente na piscina da Gávea e cobrou a CBDA.

Na transmissão do YouTube do Time Brasil foi possível escutar parte da fala do dirigente rubro-negro.” Eu estive em 14 Olimpíadas. Uma jogando e 13 trabalhando. Fui chefe de missão do Time Brasil. Eu nunca vi a coisa ridícula que aconteceu aqui agora. A única responsabiliadade da CBDA era trazer as ambulâncias. Tudo aqui está sendo pago pelo Flamnego. A casa é nossa, a piscina foi preparada para vocês, temos um aparelho maravilhoso. Deixamos nossos sócios dividindo com vocês os nossos espaços”, falou Marcus Vinícius Freire.

“A única responsabilidade da CBDA era trazer a ambulância para cá. Por isso vocês aqueceram, mas não podem entrar na piscina e vamos atrasar o evento. O Flamengo fez tudo para trazer o principal evento da natação brasileira para a Gávea. E a única coisa que a CBDA tinha que fazer ela não fez. Só para informar quem é responsável pelo atraso do evento”, completou o diretor do Flamengo, se dirigindo aos atletas do Troféu Maria Lenk.

Resposta da CBDA

O Olimpíada Todo Dia questionou a CBDA sobre o atraso para o início das eliminatórias do Troféu Maria Lenk. A entidade respondeu com o seguinte comunicado: “A CBDA informa que o primeiro dia de eliminatórias do Troféu Maria Lenk está suspenso até a chegada das ambulâncias contratadas para a competição. A empresa contratada teve um imprevisto e, seguindo a legislação, bem como as exigências do clube sede, decidimos por suspender o início até que as ambulâncias cheguem à Gávea. A CBDA ressalta que a segurança dos atletas, treinadores e demais membros das equipes será sempre a nossa prioridade.”

Após 1h44min de atraso, a primeira sessão do Troféu Maria Lenk, que estava marcada para iniciar às 9h30, teve início com a primeira bateria dos 100m borboleta começando às 11h14 no horário de Brasília.

Gabriel Gentile
Jornalista formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e viciado em esportes

Mais em​ Natação

Brandonn Almeida foi o destaque do dia no Brasileiro de Inverno, enquanto o Minas segue dois ouros a frente do Pinheiros
Delfina Dini e Juan Manuel Morales Restrepo venceram e quebraram o recorde do campeonato, respectivamente, dos 1500 m e dos 800 m livre
Pela Série Mundial de natação paralímpica, brasileiro levou a medalha de prata nos 50m livre
Além de Guilherme Caribé, Beatriz Bezerra e Gabi Roncatto foram campeãs do Brasileiro de 2025 e confirmaram vaga no Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos. Na disputa por equipes, o Minas terminou em primeiro lugar