Gabrielzinho vence temporada da World Series de Natação

Campeão paralímpico terminou 2024 na liderança do ranking geral do Circuito Mundial da modalidade. Phelipe Rodrigues foi terceiro

Gabriel Araújo, o Gabrielzinho, foi o vencedor da temporada da World Series de natação paralímpica. O Circuito Mundial da modalidade, que contou com nove etapas em 2024, premiou o campeão paralímpico classe S2 (comprometimento físico-motor) pelo segundo ano consecutivo. Phelipe Rodrigues ficou em 3º lugar.

+ SIGA O CANAL DO OTD NO WHATSAPP

A World Series de natação paralímpica conta com provas multiclasses. Dessa forma, nadadores com diferentes tipos de deficiência competindo na mesma série. As medalhas são definidas através do Índice Técnico da Competição (ITC).

Ao longo da temporada, Gabrielzinho somou 4.229 no ranking geral masculino. O Brasil ainda contou com o pernambucano Phelipe Rodrigues, da classe S10 (comprometimento físico-motor), entre os melhores de 2024. Ele terminou na 3ª colocação ao somar 3.975 pontos. A segunda posição foi para o britânico William Ellard, da classe S14 (deficiência intelectual) que anotou 4.027 pontos.

Temporada de recordes

A participação de Gabrielzinho no World Series contou com um recorde Mundial na etapa de Berlim, na Alemanha. Em seguida, outro recorde das Américas em Limoges, na França. As duas marcas aconteceram em junho, durante a preparação para os Jogos Paralímpicos de Paris 2024. Nessa edição Paralimpíadas, o mineiro voltou com três medalhas de ouro: 50m costas, 100m costas e 200m livre.

Na Alemanha, Gabrielzinho completou os 50m borboleta em 52s37 nas eliminatórias e estabeleceu a melhor marca do planeta em sua classe. Mais tarde, o atleta ainda conquistou a medalha de ouro na prova. Na França, ele quebrou o recorde das Américas nos 100m livre e ficou com a medalha de ouro ao nadar para 1min55s60.

*Com informações do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB)

Adielson de Barros
Jornalista recifense formado na Faculdade Boa Viagem apaixonado por futebol e grandes histórias. Trabalhando no movimento olímpico e paralímpico desde 2022.

Mais em​ Paralimpíada Todo DiaNatação

Brandonn Almeida foi o destaque do dia no Brasileiro de Inverno, enquanto o Minas segue dois ouros a frente do Pinheiros
Vitor Tavares segue embalado em 2025 e estreou vencendo com facilidade o alemão Dalya Seleman no Internacional do Bahrein. Já Vinícius Costa e João Gabriel Carbajal perderam nesta quarta-feira (14)
No segundo dia do Mundial de judô paralímpico, o Brasil faturou quatro medalhas de ouro, quatro de prata e uma de bronze
A atleta Cátia Oliveira conquistou o título da competição na Eslovênia. Três brasileiras participaram de finais nesta quarta-feira (14) no Elite de Lasko de Tênis de Mesa Paralímpico e ela foi a única que ganhou o ouro