Giovanna Diamante anuncia despedida das piscinas

Após Troféu José Finkel, Giovanna Diamante anunciou que deve se aposentar dos torneios absolutos

A edição do Troféu José Finkel de natação deste ano deve marcar a despedida de uma das grandes nadadoras brasileiras. Ao encerrar sua campanha na competição nacional no último sábado (17), Giovanna Diamante anunciou que deve se aposentar dos torneios absolutos. Atualmente com 27 anos de idade, Giovanna acumulou medalhas em Jogos Pan-Americanos e Sul-Americanos, assim como participou dos Jogos Olímpicos de Tóquio-2020.

+ SIGA O CANAL DO OTD NO WHATSAPP

“Muito provavelmente é a minha última competição absoluta. Eu ainda vou terminar o ano no Minas, ainda tenho muitas coisas para resolver na equipe do Minas. Mas acho que vocês não vão mais viver aqui, então é por isso que tá todo mundo muito emocionado”, disse Giovanna em entrevista à Swim Channel TV após prova.

Giovanna foi destaque nos Jogos Sul-Americanos de Assunção-2022. Naquela edição, a atleta subiu no pódio dez vezes, conquistando oito medalhas de ouro e duas de prata. Nos Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023, levou bronze no revezamento 4×100 feminino e, em Lima-2019, conquistou o ouro no revezamento 4×100 medley misto e o bronze 4x100m medley feminino. 

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Giovanna Diamante se destacou ainda jovem na natação brasileira. Com apenas 17 anos, ela ganhou a prata do 4×100m livre nos Jogos Olímpicos da Juventude de Nanjing-2014. Sua carreira ainda conta com inúmeras medalhas nacionais defendendo os clubes em que passou. 

Adielson de Barros
Jornalista recifense formado na Faculdade Boa Viagem apaixonado por futebol e grandes histórias. Trabalhando no movimento olímpico e paralímpico desde 2022.

Mais em​ Natação

Dean Boxall, comandante da seleção australiana de natação, será o responsável pelo treinamento de Maria Fernanda até Singapura
Brandonn Almeida foi o destaque do dia no Brasileiro de Inverno, enquanto o Minas segue dois ouros a frente do Pinheiros
Delfina Dini e Juan Manuel Morales Restrepo venceram e quebraram o recorde do campeonato, respectivamente, dos 1500 m e dos 800 m livre
Pela Série Mundial de natação paralímpica, brasileiro levou a medalha de prata nos 50m livre