Stephan Steverink é ouro dos 400m livre do Mundial Júnior

Em prova emocionante, Stephan Steverink conquista medalha de ouro dos 400m livres do Mundial Júnior.

No primeiro dia do Campeonato Mundial Júnior de Natação, o brasileiro Stephan Steverink conquistou a medalha de ouro. Na final dos 400m livres realizada na noite desta terça-feira (30) em Lima, capital do Perú, Stephan terminou em primeiro lugar com o tempo de 3m48s27. A noite ainda teve brasileiros entrando nas piscinas para as finais do revezamento 4×100 masculino e 4×200 feminino, além das semifinais 100m peito e 100m costas.

Na fase classificatória disputa nesta manhã, Stephan Steverink arrasou e fez o melhor tempo dentre os oito que garantiram vaga na final com 3m50s24. Na decisão, o brasileiro liderou no início, mas a partir da metade da prova, o romeno Vlad Stefan Stancu e o polonês Krzysztof Chmielewski encostaram e alternaram as três primeiras posições com ele. Contudo, nos últimos metros, Stephan levou a melhor por centésimos e ficou com o ouro. Stancu (3m48s38) terminou com a prata e Chmielewski (3m49s34) com o bronze.

Stephan Steverink natação ouro 400m livres Mundial Júnior de natação
(twitter/fina1908)

Vale lembrar que Stephan Steverink foi o único integrante da equipe brasileira que esteve no Mundial de Esportes Aquáticos de Budapeste, em junho.

Revezamentos

Além de Stephan Steverink na final do 400m livre, o Brasil também foi representado em outras finais. Na final do revezamento 4×200 feminino, prova que encerrou a primeira noite do Mundial Júnior de natação, a equipe brasileira ficou em quarto lugar. Sophia Coleta, Rafaella Sumida, Joice Rocha e Luiza Lima ficaram à seis segundos do pódio com 8m26s06. A prova foi vencida pela Hungria. Mais cedo, no revezamento 4x100m livre masculino, a equipe formada por Lucas Tonduras, Vitor Sega, Matheus Pereira e Pedro Souza terminou na última posição por não completar a prova. A Romênia conquistou o primeiro lugar.

Semifinais

Nas semifinais dos 100m costas do Mundial Júnior de natação, o Brasil foi representado por Samuel Lopes e Luvas Tonin. Na primeira bateria da semifinal, Samuel terminou em sétimo lugar com a marca de 58s19, terminando eliminado na 15ª posição geral . A classificação para final passou perto no caso de Tonin, o brasileiro ficou em quinto na sua bateria com 56s74. No ranking geral, terminou na 9ª colocação, atrás do francês Simon Clusman por 55 centésimos, que conquistou a última vaga.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Nos 100m peito, Felipe Ribeiro e Guilherme Camossato representaram o País. Competindo na mesma bateria, os brasileiros tiveram tempos muitos próximos com Camossato em quinto lugar com 1m03s87 e Ribeiro em sexto com 1m03s93. Na classificação geral foi semelhante, ambos ocuparam as 11ª e 12ª colocação e foram eliminados.

Adielson de Barros
Jornalista recifense formado na Faculdade Boa Viagem apaixonado por futebol e grandes histórias. Trabalhando no movimento olímpico e paralímpico desde 2022.

Mais em​ Natação

Brandonn Almeida foi o destaque do dia no Brasileiro de Inverno, enquanto o Minas segue dois ouros a frente do Pinheiros
Delfina Dini e Juan Manuel Morales Restrepo venceram e quebraram o recorde do campeonato, respectivamente, dos 1500 m e dos 800 m livre
Pela Série Mundial de natação paralímpica, brasileiro levou a medalha de prata nos 50m livre
Além de Guilherme Caribé, Beatriz Bezerra e Gabi Roncatto foram campeãs do Brasileiro de 2025 e confirmaram vaga no Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos. Na disputa por equipes, o Minas terminou em primeiro lugar