Festival Tubarão Paralímpico chega ao fim com bons resultados

O festival homenageia o nadador Clodoaldo Silva, conhecido como Tubarão Paralímpico, um dos principais nomes do paradesporto nacional com 14 medalhas paralímpicas.

O Festival Tubarão Paralímpico chegou ao seu fim no último dia 22 de junho, em Natal. Com um total de quatro fases, São Paulo, Brasília, Curitiba e Natal, o evento reuniu 643 jovens nadadores.

O festival homenageia o nadador Clodoaldo Silva, conhecido como Tubarão Paralímpico, um dos principais nomes do paradesporto nacional com 14 medalhas paralímpicas. O Festival Tubarão Paralímpico surgiu para atender as pessoas com deficiência que não praticam a natação de forma competitiva, crianças que ainda não tem idade para competir nas Paralimpíadas Escolares.

“Aproveitamos esse evento para homenagear o Clodoaldo, já que ele serviu de inspiração para muitos atletas. O festival tomou um tamanho muito maior do que esperávamos,tivemos mais de 600 inscritos em quatro etapas. Buscamos ajuda nas Universidades para voluntários e staffs. Já soubemos que em Brasília cinco participantes saíram do festival entraram para equipes da cidade. O fato deles conhecerem um atleta de alto rendimento estimula. Após o término do evento, um formulário online foi idealizado e enviado aos participantes, com a intenção de entender quais foram suas impressões. A aceitação do público foi muito boa e positiva, principalmente por ser a primeira edição”, disse Leonardo Tomasello, técnico-chefe da natação no Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).

Foram disputadas provas nos quatro estilos (crawl, peito, costas e borboleta), nas distâncias de 25 e 50 metros, para os três tipos de deficiência elegíveis para a modalidade (física, visual e intelectual).

João Fraga

Mais em​ Paralimpíada Todo DiaNatação

Dean Boxall, comandante da seleção australiana de natação, será o responsável pelo treinamento de Maria Fernanda até Singapura
Cátia Oliveira, ao lado de Joyce de Oliveira, conquistou seu segundo ouro no evento da Eslovênia. Brasileiras cederam apenas um set durante toda a campanha
Bronze nos Jogos Paralímpicos de Paris-2024, Vitor Tavares venceu o indiano Sudarsan Muthusamy, por 2 a 0 (21/10 e 21/13), na última rodada do Grupo B da classe SH6 do Internacional do Bahrein
Delegação paralímpica se desde de Astana com 13 medalhas no geral, sendo cinco ouros, seis pratas e dois bronzes.