Brasil estreia no Mundial com bronze no revezamento 4x100m

Com 15 atletas representando o Brasil no primeiro dia do Campeonato Mundial de Natação em piscina curta, revezamento 4x100m masculino rende medalha de bronze.

Começou, nesta terça-feira (11), o Campeonato Mundial de Natação em piscina curta. Ao todo, 15 atletas brasileiros estrearam na piscina do Centro Olímpico de Hangzhou, na China, mas somente na última prova do dia veio a primeira medalha para o Brasil. Matheus Santana, Marcelo Chierighini, Breno Correia e Cesar Cielo garantiram o bronze no revezamento 4x100m livre.

Com a medalha, Cesar Cielo se tornou o brasileiro com maior número de conquistas em Campeonatos do Mundo: 18. “Foi uma medalha conquistada mesmo no desempenho e na superação de cada um. Posso dizer que minha vinda para cá já foi justificada. Agora, quero aproveitar cada momento com cada amigo e tem muita coisa por vir. Têm revezamentos, provas individuais. Sei que posso ampliar esse recorde e vou em busca disso”, disse o atleta.

Confira a participação brasileira no dia:

Masculino

Revezamento 4x100m livre
No revezamento 4x100m livre masculino, o Brasil foi representado por Matheus Santana, Marcelo Chierighini, Breno Correia e Cesar Cielo. A equipe conquistou a classificação à final em segundo lugar, com 3:05.70, atrás apenas da Rússia.

Na decisão, fechando com “chave de bronze”, a equipe ficou com o terceiro lugar após grande disputa com a Itália, com o tempo de 3:05.15. O ouro foi conquistado pelos Estados Unidos e a prata ficou com a Rússia.

400m livre
Fernando Scheffer se classificou à final dos 400m livre masculino em terceiro, com o tempo de 3:39.10. Na final, porém, o brasileiro não repetiu o bom desempenho e ficou em oitavo, com 3:39.40. Danas Rapsys conquistou o ouro, Henrik Christianse a prata a Gabriele Detti o bronze.

“Nadei para 3m39s novamente e isso é bom. Pela manhã, baixei o meu próprio recorde sul-americano. Final é assim mesmo, me senti bem, tenho que ver exatamente o que aconteceu, mas é final de Campeonato Mundial. Só estão os melhores”, disse.

100m costas
Guilherme Guido se garantiu na grande final dos 100m costas masculino, ao concluir a etapa semifinal em segundo, com 49.45, atrás apenas do chinês Jiayu Xu. Na mesma prova, Guilherme Basseto ficou em 13º e não conquistou a classificação na decisão. A final ainda não foi disputada.

Nas eliminatórias, Guido quebrou o recorde sul-americano da prova ao terminar sua série em 49s57. Na semifinal, voltou a nadar entre os melhores e baixou ainda mais a marca para 49s45.

“Muito legal saber que estou na minha melhor forma. Foi uma prova muito boa, me senti bem. Agora é descansar para amanhã, na final, fazer mais um melhor resultado para conquistar uma medalha para o Brasil”, disse Guido.

100m peito
João Gomes Júnior e Felipe Lima também disputaram uma semifinal, dos 100m peito masculino. Os dois, porém, não conquistaram a classificação à final. No geral, João ficou em 11º, com 57.26, e Felipe em 12º, com 57.30.

200m borboleta
Luiz Altamir Melo se garantiu na grande final dos 200m borboleta masculino ao conquistar o terceiro lugar na classificação, com o tempo de 1:51.31. Na decisão, entretanto, o brasileiro terminou em sexto, com 1:51.99. O pódio foi composto por Daiya Seto, Chad Le Clos e Zhuhao Li.

200m medley
Caio Pumputis e Leonardo Coelho Santos disputaram a decisão dos 200m medley masculino. Na classificação, ambos tiveram bons tempos e ficaram em segundo e quinto, respectivamente. Já na final, Caio terminou em quinto, com 1:53.05, e Leonardo em sexto, com 1:53.38.

O chinês Shun Wang conquistou o ouro, o norte-americano Josh Prenot ficou com a medalha de prata o o japonês Hiromasa Fujimori garantiu o bronze.

“Ficar em 5º ou 6º no nosso primeiro Mundial não é para qualquer um. Claro que sempre queremos mais, uma medalha, um recorde, mas temos que estar felizes de estar entre os melhores do mundo. A meta é, agora, é superá-los”, relatou Caio.

Feminino

200m livre
Manuella Lyrio e Larissa Oliveira ficaram de fora da final dos 200m livre feminino por muito pouco. Na classificação geral das eliminatórias, Manuela fez a prova em 1:54.87 e ficou em 9º. Já Larissa nadou em 1:54.88 e ficou com a 11ª colocação.

O pódio da categoria foi composto pela australiana Ariarne Titmis com o ouro, a norte-americana Mallory Comerford com a prata e a holandesa Femke Heemskerk com o bronze.

100m costas
Única representante brasileira na prova dos 100m costas feminino, Etiene Medeiros não nadou bem na estreia. A atleta terminou a fase eliminatória em 21º lugar, com 58.62, ficando de fora da semifinal.

Marina Balbino

Mais em​ Natação

Dean Boxall, comandante da seleção australiana de natação, será o responsável pelo treinamento de Maria Fernanda até Singapura
Brandonn Almeida foi o destaque do dia no Brasileiro de Inverno, enquanto o Minas segue dois ouros a frente do Pinheiros
Delfina Dini e Juan Manuel Morales Restrepo venceram e quebraram o recorde do campeonato, respectivamente, dos 1500 m e dos 800 m livre
Pela Série Mundial de natação paralímpica, brasileiro levou a medalha de prata nos 50m livre