Ana Marcela é ouro nos 5km e fatura 11ª. medalha em Mundiais

Ana Marcela Cunha é campeã dos 5km no Mundial de Esportes Aquáticos de Gwangju 2019. Nas águas de Yeosu na Coreia do Sul, a brasileira fez uma prova perfeita, administrando o ritmo no começo, apertando na segunda volta e com um forte sprint no final para bater em primeiro na chegada com tempo de 57:56:00.

Essa é a quarta medalha Ana Marcela na prova de 5k, o primeiro ouro. É ainda o quarto título (três nos 25km) e a 11ª medalha em Mundiais. A brasileira, cujo primeiro pódio foi conquistado em 2010, quando a maratona aquática tinha seu torneio próprio, agora se torna a maior campeã da história da modalidade, levando em consideração apenas os Mundiais de Esportes Aquáticos, superando a holandesa Edith Van Dijik, que fica com nove medalhas.

“A gente diz que às vezes perder faz parte. Acho que minha quinta colocação não foi digna do que a gente treinou, mas a prova dos 10km foi uma das provas mais fortes, todo mundo muito preparado. A gente brinca muito que é difícil fazer a prova perfeita, mas hoje acho que fiz a prova perfeita pra gente. Tudo o que a gente pensou ontem, eu consegui fazer hoje. A prova de 5km, não teve tanta porrada como nos 10km. Acho que o gosto do quinto lugar fez pesar a meu favor na reta final em relação às outras”, celebrou Ana Marcela ao Sportv.

Com 1s de diferença para Ana Marcela, a prata ficou com a francesa Aurelie Muller, que não se classificou para os Jogos Olímpicos do Japão e pode anunciar sua aposentadoria após este Mundial. No momento do pódio, Ana Marcela teve bela atitude e colocou Muller no primeiro lugar do pódio para a foto oficial. E ainda teve um empate pela medalha de bronze: Hannah Moore, dos Estados Unidos, e Leonie Beck, da Alemanha, com 57:58:00.

O Brasil ainda teve mais uma representante: Viviane Jungblut, de apenas 22 anos, que terminou na 21ª colocação da prova.

Ana Marcela terminou em quinto lugar nos 10km, conseguiu a vaga em Tóquio 2020 e ainda segue em Gwangju.”Ainda tem mais duas provas, os 25km e o revezamento. Vou lá receber a medalha, soltar e pensar na prova de amanhã”, completou.

Fernanda Zalcman

Mais em​ Maratona AquáticaMundial de Esportes Aquáticos

Campeã olímpica cita resultado melhor que em Soma Bay como objetivo da segunda etapa da Copa do Mundo de Água Abertas
Eles ficaram com os títulos do feminino e masculino na segunda etapa do Campeonato Brasileiro Interclubes de Águas Abertas disputada na Praia da Pajuçara, capital de Alagoas
Campeã olímpica em Tóquio-2020, Ana Marcela Cunha contou sobre a busca por equilíbrio entre os eventos que terá como alvo e apontou o Mundial como maior desafio de 2025
Matheus Melecchi e Viviane Jungblut, ambos do Grêmio Náutico União, foram os grandes vencedores deste domingo