Tochas das Olimpíadas e Paralimpíadas de Inverno são reveladas

O Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Inverno de Milão-Cortina 2026 divulgou o design das tochas

O Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Inverno de 2026 revelou os design das tochas nesta segunda-feira (14). A divulgação para os Jogos  nas cidades italianas de Milão e Cortina d’Ampezzo aconteceu em evento na Itália e no Japão. 

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIKTOK E FACEBOOK

As tochas foram apresentadas sob o nome de “Essential”. Isso porque têm um design minimalista visando a sustentabilidade. Elas foram projetadas pelo arquiteto italiano Carlo Ratti e possuem estrutura de recarregamento, além de funcionarem com um combustível oriundo de matérias primas renováveis chamado de bio-GLP. 

“Vamos falar um pouco sobre esta tocha: ela é espetacular, deslumbrante e a personificação do design italiano”, disse Giovanni Malagò, presidente da Fundação Milano Cortina 2026, no evento de inauguração da tocha em Milão.

“Devo dizer que é realmente linda. Parabéns ao designer, porque é realmente maravilhosa em sua simplicidade”, disse a esquiadora italiana campeã da Olimpíada de Inverno de 1992, Stefania Belmondo. “É linda, realmente maravilhosa”, disse. “Gostei porque é muito simples e nada extravagante”, elogiou a esgrimista paralímpica Bebe Vio.

Além dos aros e agitos, as diferenças das tochas olímpicas e paralímpicas também estão em suas cores. Enquanto a das Olimpíadas de Inverno possuem um tom entre verde e azul, a das Paralimpíadas apresentam tons entre marrom e bronze.  

Adielson de Barros
Jornalista recifense formado na Faculdade Boa Viagem apaixonado por futebol e grandes histórias. Trabalhando no movimento olímpico e paralímpico desde 2022.

Mais em​ Milão Cortina-2026

Após obras driblarem o cronograma apertado, pista de bobsled, luge e skeleton de Cortina D'Ampezzo recebeu suas primeiras descidas
Jaqueline Mourão foi a melhor brasileira na prova de qualificação do Mundial de esqui cross-country e garantiu vaga olímpica para o país
Alice Padilha consegue índice técnico do slalom e garante terceira vaga olímpica para o Time Brasil nos Jogos Olímpicos de Inverno Milão-Cortina 2026