Entre os dias 21 e 23 de março, a cidade de Itajaí, em Santa Catarina, será palco de uma etapa decisiva do Campeonato Brasileiro de Águas Abertas. O evento, organizado pela Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA), também contará com disputas da Copa Brasil e do Troféu Marcelinha Cunha.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK, FACEBOOK E BLUESKY
Além das medalhas, os atletas competirão por vagas em três importantes competições internacionais: o Mundial de Esportes Aquáticos de Singapura 2025, os Jogos Pan-Americanos de Medellín e a Copa Pacífico.
Na prova dos 10 km masculino, os dois melhores nadadores garantirão vaga no Mundial. No feminino, Ana Marcela Cunha e Viviane Jungblut já estão classificadas. Para o Pan-Americano de Medellín, serão selecionados quatro atletas de cada gênero, divididos em duas categorias etárias (nascidos entre 2003 e 2005 e entre 2006 e 2007). Já a Copa Pacífico contará com dois representantes masculinos e femininos por divisão de idade, abrangendo nadadores de 2012 a 2003.
O cronograma prevê provas de diferentes distâncias ao longo dos três dias. No dia 21 de março, serão disputadas as provas de 10 km do Campeonato Brasileiro e 2,5 km da Copa Brasil. No dia 22, ocorrerão os percursos de 3 km (Campeonato Brasileiro), 4 km (Copa Brasil) e 250m (Troféu Marcelinha Cunha).
No encerramento, em 23 de março, os nadadores enfrentarão as provas de 5 km (Campeonato Brasileiro), 1,5 km (Copa Brasil) e 500m (Troféu Marcelinha Cunha).
Nova casa
Após encerrar seu ciclo na Unisanta, Ana Marcela Cunha já tem um novo projeto para representar em competições nacionais e internacionais. A campeã olímpica e hepta mundial foi anunciada como a nova atleta embaixadora do Sesc RJ na semana passada. Estreia foi no último domingo (16), quando foi vice-campeã do Rainhas do Mar.