Ana Marcela abre temporada com top-20 no Egito; Melecchi é 11º

Campeã olímpica fica distante do pódio e campeão do Circuito Mundial Júnior surpreende

Foi dada a largada no Circuito Mundial da Maratona Aquática. Hoje pela manhã (21) rolaram as primeiras provas da etapa de Soma Bay, no Egito, da Copa do Mundo de Águas Abertas, com participação de seis brasileiros. Evento marca a estreia da campeã olímpica Ana Marcela Cunha na temporada.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOKFACEBOOK E BLUESKY

Na prova de 10km feminina, a recém heptacampeã do circuito começou o ano distante de seus melhores resultados. Ana Marcela foi a 17ª da prova, a 2 minutos e 34 segundos da campeã. Final de prova da brasileira ainda foi forte, fazendo com que ela ganhasse algumas posições com o tempo de 2h09m08s.

Na sequência, outra que ganhou várias posições nos quilômetros finais foi Viviane Jungblut, que terminou a etapa na 27ª colocação entre entre as 50 participantes, com o tempo de 2h11m02s.

Quem fechou a participação feminina brasileira foi a jovem Lizian Sobral, na 39ª posição com tempo de 2h24m50s.

Melecchi é 11º no masculino 

Mais cedo, na prova masculina, iniciada às 5h, no horário de Brasília, a jovem promessa Matheus Melecchi teve outra boa atuação em águas abertas. Campeão do Circuito Mundial Júnior na temporada passada, Melecchi começou o ano com o pé direito e resultado relevante. 

O nadador que completa 20 anos em novembro ficou a uma posição do top-10 da disputa, com o tempo de 2h02m08s, quase três segundos do décimo colocado, o britânico Hector Pardoe.

Outros brasileiros

Outros brasileiros na disputa foram Leonardo Brandt, que terminou a prova na 32ª colocação, com 2h04m17s, e Lucas Machado, que ficou na 45ª posição com 2h08m11s. Assim como Matheus, restante da delegação brasileira também era bem jovem, com Leo sendo o caçula prestes a completar 19 anos. Lucas também completa 20 em 2025.

Vencedor da prova foi o alemão Florian Wellbrock, com tempo de 2h01m33s, seguido pelos franceses Logan Fontaine e Marc-Antoine Olivier.

Gabriel Turolla

Mais em​ Maratona Aquática

Campeã olímpica cita resultado melhor que em Soma Bay como objetivo da segunda etapa da Copa do Mundo de Água Abertas
Eles ficaram com os títulos do feminino e masculino na segunda etapa do Campeonato Brasileiro Interclubes de Águas Abertas disputada na Praia da Pajuçara, capital de Alagoas
Campeã olímpica em Tóquio-2020, Ana Marcela Cunha contou sobre a busca por equilíbrio entre os eventos que terá como alvo e apontou o Mundial como maior desafio de 2025
Matheus Melecchi e Viviane Jungblut, ambos do Grêmio Náutico União, foram os grandes vencedores deste domingo