Rainha do Mar confirma mais sete nomes na prova da elite

Organização do evento anunciou sete atletas na prova de elite, incluindo a campeã mundial Leonie Beck

Mais sete atletas foram confirmadas na prova elite da terceira edição do Rainha do Mar, evento de águas abertas que ocorre na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro. Além da campeã olímpica Ana Marcela Cunha, anteriormente anunciada, a organização relacionou quatro atletas estrangeiras e outras três brasileiras para a competição, que acontecerá em 25 de fevereiro.

Um dos nomes confirmados é o da alemã Leonie Beck, que foi campeã mundial nos 5km e nos 10km no ano passado. Além dela, estarão presentes a italiana Arianna Bridi, dona de 20 medalhas em etapas de Copas do Mundo; a francesa Oceane Cassignol; e, por fim, a equatoriana Samantha Arevalo, presente nas três últimas edições dos Jogos Olímpicos.

Capitaneado por Ana Marcela, o time de nadadoras brasileiras tem três representantes que conhecem bem o Rainha do Mar. Gabi Roncatto e as irmãs Cibelle e Viviane Jungblut participaram das duas edições do evento e também competirão neste ano. Vivi, inclusive, subiu no pódio em ambas oportunidades: vice-campeã em 2022 e bronze no último ano.

A disputa da elite terá dez participantes, sendo oito convocadas pela organização do evento e mais duas oriundas das disputas amadoras. As selecionadas serão as duas primeiras colocadas da prova sprint, que acontece horas antes da principal atração. A holandesa Sharon van Rouwendaal é a atual bicampeã, mas não estará presente neste ano.

O Rainha do Mar 2024 oferece três opções de provas para participantes a partir de 11 anos de idade. A Open tem percurso de 500 metros nas águas da “Princesinha do Mar”, palco olímpico da maratona aquática na Rio 2016. A categoria Sprint conta com distância de 1 km, enquanto a Classic tem 2 km. Entre as profissionais, a prova terá o total de 3 km, dividida em três fases eliminatórias.

Wesley Felix
Paulistano de 23 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri a Universíade de Chengdu, o Pan de Santiago-2023, a Olimpíada de Paris-2024 e a Paralimpíada de Paris-2024.

Mais em​ Maratona Aquática

Campeã olímpica cita resultado melhor que em Soma Bay como objetivo da segunda etapa da Copa do Mundo de Água Abertas
Eles ficaram com os títulos do feminino e masculino na segunda etapa do Campeonato Brasileiro Interclubes de Águas Abertas disputada na Praia da Pajuçara, capital de Alagoas
Campeã olímpica em Tóquio-2020, Ana Marcela Cunha contou sobre a busca por equilíbrio entre os eventos que terá como alvo e apontou o Mundial como maior desafio de 2025
Matheus Melecchi e Viviane Jungblut, ambos do Grêmio Náutico União, foram os grandes vencedores deste domingo