Henrique Figueirinha e Pedro Farias garantem vaga no Mundial

Atletas ficaram no pódio da prova dos 10km na última etapa do Campeonato Brasileiro e garantiram vaga em Doha-2024

Henrique Figueirinha e Pedro Farias serão os representantes brasileiros nas provas de águas abertas do Mundial de Esportes Aquáticos, em Doha, no Catar, que acontecerá em fevereiro do ano que vem. Eles garantiram a vaga depois de ficarem no pódio da prova dos 10km na oitava etapa do Campeonato Brasileiro da modalidade, disputada na última sexta-feira (10), em Inema, na Bahia.

A competição serviu como seletiva para o Mundial. Henrique Figueirinha ficou em segundo lugar na prova, marcando 1h50min56s, enquanto Pedro Farias terminou na terceira colocação, com 1h51min07s. O venezuelano Ronaldo Zambrano, que compete pelo Yacth Clube da Bahia, venceu a prova com 1h50min55s. Ao todo, 53 atletas participaram da disputa.

Henrique tem 23 anos de idade, enquanto Pedro tem 21. Com a ida ao Mundial, eles terão a chance de também lutar por um lugar em Paris-2024, uma vez que a competição servirá como classificatório olímpico na prova dos 10km – 14 vagas estarão em jogo para os brasileiros. Os dois também poderão nadar os 5km em Doha. A dupla se junta a Ana Marcela Cunha e a Viviane Jungblut, que já estavam classificadas para o Mundial.

Viviane Jungblut, aliás, foi a grande vencedora dos 10km no Campeonato Brasileiro de águas abertas. Vindo do bronze nos Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023, ela fechou a prova em Inema com 2h00min46s, quatro segundos a frente de sua irmã Cibelle (2h00min50s). Julia Ferreira completou o pódio, com 2h01min05s.

Wesley Felix
Paulistano de 23 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri a Universíade de Chengdu, o Pan de Santiago-2023, a Olimpíada de Paris-2024 e a Paralimpíada de Paris-2024.

Mais em​ Maratona AquáticaMundial de Esportes Aquáticos

Campeã olímpica cita resultado melhor que em Soma Bay como objetivo da segunda etapa da Copa do Mundo de Água Abertas
Eles ficaram com os títulos do feminino e masculino na segunda etapa do Campeonato Brasileiro Interclubes de Águas Abertas disputada na Praia da Pajuçara, capital de Alagoas
Campeã olímpica em Tóquio-2020, Ana Marcela Cunha contou sobre a busca por equilíbrio entre os eventos que terá como alvo e apontou o Mundial como maior desafio de 2025
Matheus Melecchi e Viviane Jungblut, ambos do Grêmio Náutico União, foram os grandes vencedores deste domingo