Ana Marcela Cunha vence etapa de abertura da Série Mundial

Impecável, Ana Marcela Cunha vence primeira etapa da Série Mundial em Setubal, Portugal

A campeã olímpica Ana Marcela Cunha faturou mais um título para sua extensa coleção. Neste sábado (28), ela conquistou a medalha de ouro nos 10km da etapa de abertura da Série Mundial de Maratona Aquática, em Setúbal, Portugal. Numa prova brilhante, a brasileira se manteve entre no pelotão dianteiro até a última volta, quando atacou as líderes e abriu frente até sagrar-se vencedora.

+ Manoel Messias e Luisa Baptista vão ao pódio na Copa do Mundo de triatlo

Com uma estratégia bem definida desde o início, a baiana Ana Marcela Cunha alternou posições ao longo da disputa, mas sempre mantendo-se no grupo da frente. No início da última volta, a brasileira era a segunda colocada e assim permaneceu até os metros, quando assumiu a ponta e disparou, não conseguindo mais ser alcançada pelas adversárias. Ela marcou 2h09min30s no percurso.

Tamanho foi o domínio da brasileira na reta final que as posições das seis atletas que vieram atrás dela tiveram que definidas no photo finish. O pódio foi completado pela holandesa Sharon van Rouwendaal, campeã olímpica na Rio-2016 e prata em Tóquio-2020, que ficou em segundo lugar, e pela alemã Leonie Beck.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK

Entre os homens, a Itália teve um aproveitamento impecável. O país fez dobradinha de ouro e prata e conseguiu colocar seus atletas em sete dos dez primeiros lugares da classificação. Gregorio Paltrinieri foi o vencedor, com 01:53.45, seguido por Domenico Acerenza. O húngaro Kristof Rasovsky foi o intruso no pódio, faturando o bronze. David Betlehem, também da Hungria, terminou em sétimo, enquanto o norte-americano Joey Tepper foi o nono.

Outros brasileiros

Além de Ana Marcela Cunha, o Brasil teve duas representantes no feminino em Setubal. Cibelle Jungblut foi a 20ª colocada, com 2h19min40s, enquanto Carol Hertel não completou a prova. Já no masculino, Bruce Hanson Almeida ficou em 24º, com 1h58min45s, enquanto Luiz Felipe Loureiro foi o 27º, a 1h57min47s. Diogo Villarinho também não finalizou.

Wesley Felix
Paulistano de 23 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri a Universíade de Chengdu, o Pan de Santiago-2023, a Olimpíada de Paris-2024 e a Paralimpíada de Paris-2024.

Mais em​ Maratona Aquática

Campeã olímpica cita resultado melhor que em Soma Bay como objetivo da segunda etapa da Copa do Mundo de Água Abertas
Eles ficaram com os títulos do feminino e masculino na segunda etapa do Campeonato Brasileiro Interclubes de Águas Abertas disputada na Praia da Pajuçara, capital de Alagoas
Campeã olímpica em Tóquio-2020, Ana Marcela Cunha contou sobre a busca por equilíbrio entre os eventos que terá como alvo e apontou o Mundial como maior desafio de 2025
Matheus Melecchi e Viviane Jungblut, ambos do Grêmio Náutico União, foram os grandes vencedores deste domingo