Ana Marcela Cunha conquista a medalha de ouro na maratona aquática em Tóquio

Ana Marcela Cunha faz prova histórica e conquista a medalha de ouro para o Brasil na maratona aquática em Tóquio

É Ouro! O Brasil conquistou mais uma medalha de ouro em Tóquio! Pela disputa da maratona aquática feminina nos Jogos Olímpicos de Tóquio, Ana Marcela Cunha, representante da natação do Time Nissan e do Time Ajinomoto, fez uma prova espetacular na baía de Tóquio e foi a primeira a completar os 10km de prova em 1h59min30s08 e conquistou a quarta medalha de ouro do Brasil no evento na capital japonesa.

-Confira o perfil completo e conheça Ana Marcela Cunha

Com uma prova intensa desde os primeiro metros, a brasileira nunca deixou de figurar entre as primeiras colocadas e soube manter o ritmo forte nos momentos necessários para confirmar a medalha. O pódio foi completo pela holandesa Sharon Rouwendall, que ficou com a prata, e a australiana Kareena Lee.

Ana Marcela Cunha fez prova histórica e praticamente liderou desde o início (Jonne Roriz/COB)

Especialista nas provas de 25km, Ana Marcela Cunha agora acumula todas as medalhas possíveis na sua coleção. Disputada numa distância de 10km, a prova olímpica era a última que faltava em sua galeria recheada, que conta com quatro títulos mundiais, seis títulos de melhor do mundo na modalidade e uma medalha de ouro no Pan de Lima de 2019.

O ouro de Ana Marcela Cunha foi a segunda medalha do país em provas de maratona aquática nas Olimpíadas desde que o evento foi incluído em Pequim 2008. Em 2016, Poliana Okimoto havia levado o bronze no Rio de Janeiro.

A prova

Ana Marcela Cunha fez uma prova de altíssima intensidade e se manteve nas primeiras colocações desde os primeiros dos 10 mil metros de prova. Nadando forte desde o começo da disputa, a brasileira inclusive foi a primeira competidora a cruzar a linha de chegada ao final da primeira volta.

Ana Marcela Cunha maratona aquática Jogos Olímpicos de Tóquio
Ana Marcela Cunha faz história e conquista a medalha de ouro para o Brasil em Tóquio (Jonne Roriz/COB)

Realizando uma disputa franca contra a norte-americana Ashley Twichell durante praticamente todo o percurso, a brasileira fechou a segunda e terceira voltas alternando a primeira e a segunda colocação com a rival dos Estados Unidos.

A partir da quinta das sete voltas previstas, a dupla encontrou duas nova concorrente às primeiras colocações: como a holandesa Sharon Rouwendaal e a alemã Leonie Beck, que passaram a intensificar o ritmo para o quarto final da disputa.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK

As duas voltas finais da prova foram marcadas por um aumento bastante significativo na intensidade de todo o pelotão de frente, integrado por ao menos quatro nadadoras, entre elas a brasileira Ana Marcela Cunha.

O momento do toque histórico que garantiu o ouro (Jonne Roriz/COB)

Nos 1,4km finais, a brasileira foi soberana. Liderando desde o início, a nadadora não diminui o ritmo nem por um instante e não deu espaço para os ataques das rivais, que ocorreram em diversos momentos durante a última volta, confirmando a medalha de ouro na prova dos Jogos Olímpicos de Tóquio.

João Varella

Mais em​ Tóquio 2020Maratona Aquática

Campeã olímpica cita resultado melhor que em Soma Bay como objetivo da segunda etapa da Copa do Mundo de Água Abertas
Eles ficaram com os títulos do feminino e masculino na segunda etapa do Campeonato Brasileiro Interclubes de Águas Abertas disputada na Praia da Pajuçara, capital de Alagoas
Campeã olímpica em Tóquio-2020, Ana Marcela Cunha contou sobre a busca por equilíbrio entre os eventos que terá como alvo e apontou o Mundial como maior desafio de 2025
Matheus Melecchi e Viviane Jungblut, ambos do Grêmio Náutico União, foram os grandes vencedores deste domingo