Ana Marcela Cunha vence prova de 10 km na Ilha da Madeira

Favorita, Ana Marcela Cunha domina Madeira Island Ultra-Swim, em Portugal; Allan do Carmo fica em segundo no masculino

A fera aquática está com tudo. Ana Marcela Cunha venceu a prova de 10 km da travessia Madeira Island Ultra-Swim, realizada neste sábado (12) na Ilha da Madeira, em Portugal. Allan do Carmo foi prata na disputa masculina.

A brasileira foi a primeira a completar o percurso, entre o cais da cidade de Câmara Lobos e o da Cidade de Funchal. Marcou 2h10m25s. Em segundo ficou a portuguesa Mafalda Sofia Rosa com 2h11m02s e a espanhola Paula Ruiz Bravo completou o pódio com o tempo de 2h16m37.

Na elite masculina, pódio novamente dividido entre Portugal, Brasil e Espanha. Allan do Carmo completou os 10 km colado no campeão Tiago Campos, de Portugal. O espanhol Guillem Belmonte veio atrás.

“Estou muito feliz, com 15 eu vim aqui pela primeira vez na minha primeira competição internacional na piscina. E essa foi a primeira vez nadando no mar da Madeira, muito gostoso aproveitar esse momento. Uma água muito limpa, algo muito seguro e estou muito feliz”, disse Ana Marcela Cunha.

Ana Marcela Cunha Allan do Carmo maratona aquática ilha da madeira
Ouro para Ana Marcela Cunha e prata para Allan do Carmo (Reprodução/miusmadeira.com)

Retomada pós pausa

Este foi o segundo evento de Ana Marcela Cunha na retomada da temporada após a pausa forçada pela pandemia, a primeira na distância olímpica. Antes da disputa na Ilha da Madeira, a nadadora ficou na segunda colocação nos 36 km de Capri à Napoli, na Itália.

“Cada lugar é diferente, nadamos ontem e nadamos hoje, o mar nunca é igual, é algo bem típico da maratona, cada dia é um dia diferente. Aqui é um dos mais bonitos que eu já nadei. A gente conseguia ver tudo, pedras e peixes, é uma coisa gostosa para quem compete”, disse a brasileira.

“Respeito muito minhas adversárias, nunca gosto de entrar em uma prova achando que vou vencer. Eu fiz a minha prova do meu jeito. No sprint final, eu não quis atrapalhar ninguém, mas cheguei junto com homens.”

Recordações felizes

Esta foi a primeira vez da atleta tetracampeã mundial de maratona aquática nadando no mar da Ilha da Madeira. Mas o lugar lhe traz excelentes recordações. Foi exatamente para a cidade portuguesa que Ana Marcela fez sua primeira viagem internacional. Na época, competiu no Multinations Youth Swimming Meet, evento de piscina em que o Brasil participou como convidado. 

+ SIGA O OTD NO FACEBOOKINSTAGRAMTWITTER E YOUTUBE

“Voltar aqui me traz boas lembranças. Em 2005 ainda era uma criança, nem nos meus melhores sonhos poderia imaginar retornar aqui tendo conquistado tantos títulos importantes neste intervalo. É um sentimento muito bom”, avaliou a nadadora.

O próximo compromisso de Allan do Carmo e Ana Marcela será nos dias 26 e 27 de setembro, o Campeonato Francês de Maratona Aquática.

Colaboração OTD

Mais em​ Maratona Aquática

Campeã olímpica cita resultado melhor que em Soma Bay como objetivo da segunda etapa da Copa do Mundo de Água Abertas
Eles ficaram com os títulos do feminino e masculino na segunda etapa do Campeonato Brasileiro Interclubes de Águas Abertas disputada na Praia da Pajuçara, capital de Alagoas
Campeã olímpica em Tóquio-2020, Ana Marcela Cunha contou sobre a busca por equilíbrio entre os eventos que terá como alvo e apontou o Mundial como maior desafio de 2025
Matheus Melecchi e Viviane Jungblut, ambos do Grêmio Náutico União, foram os grandes vencedores deste domingo