Coronavírus força cancelamentos e encerra Circuito Mundial

O cenário imposto pela pandemia fez com que a FINA (Federação Internacional de Natação) suspendesse das últimas duas etapas da competição

O Circuito Mundial de Maratona Aquática de 2020 está encerrado. Nesta segunda-feira (20), a FINA (Federação Internacional de Natação) cancelou as últimas duas etapas, em Chun’na, na China, e em Hong Kong, devido ao cenário imposto pela pandemia de coronavírus. Neste ano, somente um evento foi realizado e a brasileira Ana Marcela Cunha ganhou a medalha de prata em Doha, no Catar.  

+ Ana Marcela quer surpreender para conquistar medalha olímpica

A FINA anunciou também que o Grand Prix de Ultramaratonas de 2020 não será mais disputado pelo mesmo motivo. Anteriormente, a entidade já havia divulgado uma nova data para o Campeonato Mundial de Natação em piscina de 25 metros, a alteração do período de realização do Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos de Fukuoka e dos Pré-Olímpicos de Nado Artístico, Saltos Ornamentais e Maratonas Aquáticas.

Segundo a nota publicada pela FINA, a resolução sobre o cancelamento das últimas duas etapas do Circuito Mundial de Maratona Aquática ocorreu depois de uma reunião da Força Tarefa da instituição com os organizadores dos eventos, além de autoridades nacionais e internacionais. Vale lembrar que as outras provas da competição já tinham sido canceladas devido ao coronavírus.

Maratona Aquática na Missão Europa

Allan do Carmo Maratona Aquática FINA Circuito Mundial Coronavírus
Allan do Carmo conseguiu mais vagas para a maratona aquática na Missão Europa (COB/Divulgação)

O primeiro grupo, composto por brasileiros das modalidades judô, nado artístico, boxe e natação, já está em Portugal, local que o COB (Comitê Olímpico do Brasil) escolheu para promover o programa Missão Europa, oportunizando uma fase de treinos específicos aos competidores. Os atletas da maratona aquática estão inclusos e embarcam no dia 8 de agosto.

+ Organização de Tóquio-2020 pode mudar percurso da prova

Sem as competições do Circuito Mundial por causa do coronavírus, a fase de treinamentos em Portugal será importante para Ana Marcela Cunha, Alexandre Finco, Allan do Carmo, Diogo Villarinho, Fernando Ponte, Henrique Figueirinha e Victor Colonese.

Em um primeiro momento, somente Ana Marcela viajaria para a Missão Europa, no entanto, Allan do Carmo reclamou da falta de apoio à maratona aquática masculina e fez a CBDA (Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos) ampliar o número de vagas para o esporte.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

Atletas da natação na Missão Europa

Colaboração OTD

Mais em​ Maratona AquáticaCoronavírus

Campeã olímpica cita resultado melhor que em Soma Bay como objetivo da segunda etapa da Copa do Mundo de Água Abertas
Eles ficaram com os títulos do feminino e masculino na segunda etapa do Campeonato Brasileiro Interclubes de Águas Abertas disputada na Praia da Pajuçara, capital de Alagoas
Campeã olímpica em Tóquio-2020, Ana Marcela Cunha contou sobre a busca por equilíbrio entre os eventos que terá como alvo e apontou o Mundial como maior desafio de 2025
Matheus Melecchi e Viviane Jungblut, ambos do Grêmio Náutico União, foram os grandes vencedores deste domingo