Gaúchos do Grêmio Náutico União dominam Brasileiro de maratona aquática

O Rio Grande do Sul foi só ouro no Campeonato Brasileiro de Maratonas Aquáticas 2016. A quinta e última etapa da competição, a prova de 5 quilômetros realizada neste sábado, 22/10, na Base Naval de Aratu, deu a vitória a Samuel de Bona e Betina Lorscheitter e o topo do ranking nacional a Samuel e Viviane Jungblut, todos atletas do Grêmio Náutico União, clube campeão geral após a conclusão de todas as etapas do ano, com 1.052 pontos.

Samuel e Betina começaram com vitória a jornada na Bahia, vencendo a prova mais longa, de 7,5 quilômetros, na quinta—feira, 20/10. Na disputa de sábado, a prova — segundo ambos — foi mais acirrada. Samuel bateu em primeiro depois de 1h03m04s0. O segundo lugar ficou em suspense até que arbitragem pudesse ver os vídeos e confirmar a prata para Fernando Ponte (1h03m05.0), também do Grêmio Náutico, e o bronze para Elder Duarte (1h03m09s0), do Sesi/SP. No feminino, Betina fechou a prova em 1h10m20s0. A prata foi para Carolina Bilich (1h10m21s0), do Minas Tênis, e o terceiro lugar para Gabriela Ferreira (1h10m22s0), do Grêmio Náutico.

— Hoje foi um pouco mais difícil, mas consegui administrar bem. Adotei a estratégia de economizar energia e no final tive de onde tirar pra passar à frente. Deu certo. Vencer maratonas no Brasil não é fácil. O país tem um nível alto e temos atletas muito bons. Não consegui pegar vaga para a Olimpíada, mas fico feliz de seguir competitivo e fechar o ano com este resultado — disse Samuel.

O ranking do ano, que soma as cinco etapas realizadas desde fevereiro, teve o Grêmio Náutico União como vencedor geral (1.052), seguido do Sesi/SP (315), Unisanta/SP (284). Espéria (263) e Clube Curitibano (206,00) entre as 24 agremiações que pontuaram na competição.

Viviane Jungblut nadou todas as etapas e venceu o ranking de 2016 com 158 pontos. Betina não disputou uma etapa e ficou em segundo, com 138. Em terceiro, outra atleta do GNU que disputou todas as fases, Gabriela Ferreira, com 133 pontos. No masculino, todos participaram de todas as cinco etapas do Brasileiro. Samuel somou 156 pontos, Victor Colonese, da Unisanta, fez 140 e Luiz Gustavo Barro, do Grêmio Náutico, fechou com 125 pontos.

A Copa do Brasil, competição disputada apenas em 5 quilômetros e premiação para 17 categorias, após sete a etapas teve a agremiação Gladiadores, do Rio de janeiro, como campeão geral, somando 4.133 pontos. O Círculo Militar e o Mackenzie/Navegantes vieram em segundo e terceiro, com 3.409 e 2.632, respectivamente.

Fernando Gavini
Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em​ Maratona Aquática

Campeã olímpica cita resultado melhor que em Soma Bay como objetivo da segunda etapa da Copa do Mundo de Água Abertas
Eles ficaram com os títulos do feminino e masculino na segunda etapa do Campeonato Brasileiro Interclubes de Águas Abertas disputada na Praia da Pajuçara, capital de Alagoas
Campeã olímpica em Tóquio-2020, Ana Marcela Cunha contou sobre a busca por equilíbrio entre os eventos que terá como alvo e apontou o Mundial como maior desafio de 2025
Matheus Melecchi e Viviane Jungblut, ambos do Grêmio Náutico União, foram os grandes vencedores deste domingo