Programa olímpico de LA-2028 é lançado com muitas mudanças

Natação, Futebol, Ginástica Artística e mais: Comitê Olímpico Internacional anuncia mudanças no programa para Los Angeles-2028

O Comitê Olímpico Internacional anunciou, nesta quarta-feira (9), o programa oficial das provas dos Jogos Olímpicos de Los Angeles-2028. O documento traz novidades em diversas modalidades, como novas provas de natação, mais times no torneio de futebol feminino e uma inédita competição mista na ginástica artística.

Ao todo, vinte e quatro das 31 Federações Olímpicas Internacionais apresentaram um pedido de alteração em sua programação de eventos dos Jogos Olímpicos de Paris 2024. Foram 46 novos eventos solicitados (16 masculinos / 17 femininos / 13 mistos). Destes, seis iriam potecinalmente substituir eventos já existentes, totalizando 40 eventos adicionais solicitados. No total, 772 vagas adicionais foram solicitadas para o programa inicial de esportes e eventos, com 10.500 atletas (339 masculinos / 433 femininos).

As mudanças

A primeira grande mudança no programa olímpico de Los Angeles-2028 está na promoção da igualdade de gênero. Pela primeira vez na história, todos os esporte coletivos terão pelo menos o mesmo número de equipes femininas e masculinas.

O polo aquático terá mais duas seleções femininas, com 12 no total, e igualando a quantidade masculina. Já o futebol sofrerá uma inversão no número de vagas: o feminino terá 16 equipes, enquanto o masculino ficará com 12. Além disso, o boxe feminino ganhará mais uma categoria de peso, igualando a quantidade de disputas entre os homens.

O Basquete 3×3, que estreou nas Olimpíadas de Tóquio 2020 com oito equipes em cada naipe, expandiu para incluir 12 equipes por gênero em LA-2028.

Haverá também a implementação de novas competições mistas, como no tiro com arco, atletismo (revezamento misto 4x100m), golfe, ginástica artística, remo costal e tênis de mesa.

Novas provas

Entre as novidades para os Jogos Olímpicos de Los Angeles-2028 estão as disputas de novas provas. A natação terá a adição das provas de 50m costas, peito e borboleta. Já a escalada esportiva terá provas de boulder e de liderança separadas, criando novas oportunidades de medalhas. Por fim, o remo costal contará com as disputas do solo feminino (CW1x), solo masculino (CM1x) e skiff duplo misto (CX2x).

Ademais, vale destacar que outras adições esperadas não foram atendidas. Este é o caso do Skate Vert, categoria bastante popular na modalidade mas que não faz parte da programação olímpica. O Skate seguirá para Los Angeles-2028 apenas com as disputas do Street e Park.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOKFACEBOOK E BLUESKY

Fabrizio Giachero
Paulista em terras mineiras. Jornalista pela Universidade Federal de Minas Gerais. Apaixonado por esportes.

Mais em​ Los Angeles 2028

Eurofarma lança time com 16 patrocinados e promete manter o investimento ao longo de todo o ciclo até Los Angeles-2028
Com uma geração envelhecida e como poucos novos talentos para substituí-la, Brasil pode sofrer queda grande de desempenho em Los Angeles-2028
Diego Gobbi apresentou o squash em papo com o OTD. Ele contou também que iniciou no esporte influenciado pelo irmão e que quer vaga em Los-Angeles-2028
Em entrevista para jornalista Fernando Gavini, presidente eleito do Comitê Olímpico Brasileiro expões ideias de gestão e projeta o próximo ciclo olímpico com grande preocupação