IPC anuncia 22 modalidades para Los Angeles 2028

IPC anuncia programa provisório dos Jogos Paralímpicos de 2028 com 22 modalidades. Surfe e escalada também podem entrar

O Comitê Paralímpico Internacional (IPC) anunciou nesta segunda-feira (30) vinte e duas modalidades que estarão presentes nos Jogos Paralímpicos de Los Angeles 2028. Além disso, a escalada e o surfe aguardam aprovação para serem incluídos.

+ Brasil conquista cinco medalhas no primeiro dia do Grand Prix de Portugal de judô paralímpico

A cidade norte-americana receberá disputas dos seguintes esportes: badminton, bocha, futebol de cegos, goalball, judô, canoagem, hipismo, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas, esgrima em cadeira de rodas, basquete em cadeira de rodas, tiro com arco, atletismo, halterofilismo, vôlei sentado, natação, remo, tiro esportivo, taekwondo, triatlo, rúgbi em cadeira de rodas e ciclismo. 

O Comitê Organizador dos Jogos também pode propor a inclusão de uma ou mais modalidades, desde que os critérios obedecem o Conselho de Administração do IPC. Para Los Angeles 2028, o IPC recebeu um recorde de 33 inscrições para a inclusão de esportes no megaevento. 

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Após a avaliação completa, o IPC concedeu ao Comitê Organizador a oportunidade de incluir a escalada paralímpica ou o surfe paralímpico. Essas modalidades nunca estiveram nos Jogos Paralímpicos. Uma decisão final sobre a inclusão destes esportes ocorrerá até o final de 2023.

Presidente do IPC e ex-presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), Andrew Parsons disse que recebeu 33 excelentes inscrições para os Jogos de Los Angeles 2028. “Todas as Federações Internacionais devem ser parabenizadas pela qualidade de suas modalidades apresentadas, pois enfatizam que todos os esportes paralímpicos estão ficando mais forte”, analisou o dirigente. “Isso mostra a diversidade do Movimento Paralímpico”, completou.

Colaboração OTD

Mais em​ Los Angeles 2028Paralimpíada Todo Dia

Bronze nos Jogos Paralímpicos de Paris-2024, Vitor Tavares venceu o indiano Sudarsan Muthusamy, por 2 a 0 (21/10 e 21/13), na última rodada do Grupo B da classe SH6 do Internacional do Bahrein
Delegação paralímpica se desde de Astana com 13 medalhas no geral, sendo cinco ouros, seis pratas e dois bronzes.
Vitor Tavares segue embalado em 2025 e estreou vencendo com facilidade o alemão Dalya Seleman no Internacional do Bahrein. Já Vinícius Costa e João Gabriel Carbajal perderam nesta quarta-feira (14)
No segundo dia do Mundial de judô paralímpico, o Brasil faturou quatro medalhas de ouro, quatro de prata e uma de bronze