Thiago Félix ganha primeiro ouro do Brasileiro de LPO

Thiago Félix quebrou o recorde nacional da categoria até 60kg e levou a medalha de ouro no Campeonato Brasileiro de levantamento de pesos
Thiago Félix no Campeonato Brasileiro de levantamento de pesos
(Foto: IWF)

Nesta quinta-feira (15), teve início o Campeonato Brasileiro de levantamento de pesos em Sete Lagoas-MG. O destaque no primeiro dia da competição ficou para Thiago Félix. O campeão mundial conseguiu sua melhor marca pessoal no arremesso e levou o ouro na categoria até 60kg. Emily Rosa (48kg), Eduardo Júnior (65kg), Bruna Cavalcanti (53kg) e Lucas Rezende (71kg) ganharam as outras provas do desta quinta.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Campeão mundial no arranco na categoria até 55kg no ano passado, Thiago Félix está competindo nos 60kg no Campeonato Brasileiro, que será uma das categorias olímpicas em Los Angeles-2028. Ele quebrou o recorde brasileiro da categoria, com 123kg no arranco, 158kg no arremesso e 281kg no total. Além disso, Thiago conseguiu o índice para o Mundial deste ano. O seu total, inclusive, foi maior do que o que ele fez no Mundial de 2024 quando foi ao pódio nos 55kg.

“Feliz com a conquista, mais uma vez campeão brasileiro, recordista no arremesso com 158 quilos. A gente trabalha todos os dias para chegar a resultados que nem imagina. Agora é focar no Pan-Americano, no Sul-Americano e, claro, no Mundial. Eu e meu treinador tínhamos optado por abrir mão dele este ano para recuperar o corpo, já que não temos uma categoria oficial, mas conseguimos o índice aqui. Então vamos para o Mundial! Muito feliz também por fazer parte de um grande clube. Agora é aproveitar esse resultado e continuar trabalhando para conquistar ainda mais.”, afirmou Thiago Félix após a conquista.

Emily faz o segundo índice do Brasileiro

Outro recorde brasileiro saiu na categoria até 48kg feminina. Ela suportou 78kg no arranco e 100kg no arremesso, para um total de 178kg. Ela também conseguiu o índice para o Mundial. Emily conta que pretende estar entre no top 10 do mundo até o final do ano. “Estou muito feliz com a competição. Viemos com o objetivo de conquistar o índice para o mundial e alcançamos. Eu e meu treinador, treinamos bastante para chegar até aqui. Estávamos bem alinhados na competição e no final consegui. Gostaria de agradecer a todos que me ajudaram até aqui, o Pinheiros, a Confederação, fisioterapeutas, médicos, entre outros. Essa competição é a primeira de muitas no adulto e espero ficar entre as 10 melhores do mundo este ano”, afirmou a campeã brasileira.

Na categoria até 65kg masculina, Eduardo Boquetti Júnior fez 120kg no arranco e 142kg no arremesso para levar o ouro com 262kg no somatório das duas partes da competição. Nos 53kg feminino, Bruna Cavalcanti levou a medalha de ouro com 71kg no arranco, 98kg no arremesso e 169kg no total. Por fim, nos 71kg masculino, Lucas Rezende foi o campeão com 129kg no arranco, 154kg no arremesso e 283kg no total.

Gabriel Gentile
Jornalista formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e viciado em esportes

Mais em​ Levantamento de Peso

Com dois ouros, uma prata e um recorde mundial, Matheus Pessanha é escolhido como o melhor atleta do Mundial Júnior de levantamento de pesos
Participação de Cristhian Izaías encerra uma campanha histórica do Brasil no Campeonato Mundial Sub-20 e Sub-17 de Levantamento de Pesos
Matheus Pessanha bate recorde mundial e é campeão mundial de Levantamento de Pesos Sub-20 em Lima, no Peru
A brasileira, que foi a única do país a competir em Lima neste sábado, quebrou um recorde no arremesso e dois no total