Cristhian Izaías bate 5 recordes nacionais e fecha Mundial

Participação de Cristhian Izaías encerra uma campanha histórica do Brasil no Campeonato Mundial Sub-20 e Sub-17 de Levantamento de Pesos
Cristhian Izaías competiu na categoria acima de 109kg. Mundial de Levantamento de Pesos

Chegou ao fim, nesta segunda-feira (5), a campanha histórica do Brasil no Campeonato Mundial Sub-20 e Sub-17 de Levantamento de Pesos. Disputado em Lima, no Peru, o torneio foi palco da melhor participação do país em Mundiais da modalidade. Ao todo, foram quatro títulos, seis medalhas e dois recordes mundiais conquistados. Último brasiliero a a entrar em ação na competição, Cristhian Izaías fechou a a campanha brasileira com grande estilo, batendo cinco recordes nacionais na categoria acima de 109kg masculino do Sub-20.

A participação de Cristhian Izaías demonstra o como os principais atletas da Seleção evoluíram nos últimos anos. Ele acertou a terceira tentativa do arranco, com 146kg, depois de ter falhado com 145kg e 146kg. Ficou em décimo lugar, mas estabeleceu o primeiro recorde nacional da tarde.

No arremesso, foi além. Bateu recordes nacionais sub-20 do exercício e do total duas vezes, com 180kg (326kg no total) e 186kg (332kg no total). Na terceira tentativa, não completou o movimento para 190kg. Terminou em nono no arremesso e décimo no total. Mesmo assim, subiu o sarrafo em oito quilos no arremesso e 14 quilos no recorde anterior do total.

Em regra, os brasileiros foram ao Mundial com metas que mostram a evolução das marcas. Ninguém saiu do Peru sem ter batido ao menos um recorde nacional. Além disso, Isanelly Cristina e Matheus Pessanha conseguiram estabelecer novos recordes Mundiais da categoria.

Isanelly Cristina e Matheus Pessanha foram os grandes destaques, evidentemente, com dois títulos e um recorde mundial assegurado para cada um. Mas o Brasil esteve sempre muito perto do pódio na maioria das vezes. Laila Grimaldi terminou em quarto lugar no arranco da categoria até 81kg do Sub-20. Emily Kuster ficou em quinto no arremesso da categoria até 55kg no Sub-17. Enquanto Julia Satyro, em sexto no arremesso da categoria até 49kg do Sub-20. Detalhe: as três eram estreantes em Mundiais.

*Com informações da Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Levantamento de Pesos (CBLP)

Fabrizio Giachero
Paulista em terras mineiras. Jornalista pela Universidade Federal de Minas Gerais. Apaixonado por esportes.

Mais em​ Levantamento de Peso

Com dois ouros, uma prata e um recorde mundial, Matheus Pessanha é escolhido como o melhor atleta do Mundial Júnior de levantamento de pesos
Matheus Pessanha bate recorde mundial e é campeão mundial de Levantamento de Pesos Sub-20 em Lima, no Peru
A brasileira, que foi a única do país a competir em Lima neste sábado, quebrou um recorde no arremesso e dois no total
João Victor Nascimento e Marcella Piovesan foram responsáveis por estabelecer sete novos recordes sub-20 durante o Mundial de Lima