Thiago Félix é ouro no Mundial e faz história no LPO brasileiro

Thiago faturou a medalha de ouro no arranco e conquistou o primeiro título do levantamento de peso do Brasil em Mundiais

Thiago Félix escreveu seu nome na história do levantamento de peso brasileiro nesta sexta-feira (6). O jovem pesista se tornou o primeiro atleta do país a conquistar uma medalha de ouro em um Campeonato Mundial da modalidade. A façanha veio no arranco da edição sediada no Bahrein. Ele ainda faturou medalhas prata e bronze na categoria até 55kg.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOKFACEBOOK E BLUESKY

A medalha de ouro se deu com 121kg levantados no arranco. A marca foi atingida na terceira tentativa do brasileiro. Anteriormente, Thiago havia tido sucesso ao bater 114kg e 118kg respectivamente. A prata foi do chinês Yang Yang (120kg), enquanto o tailandês Nathawat Chomchuen (120kg) levou o bronze.

A segunda medalha veio no movimento de arremesso. Assim como no arranco, Thiago também teve sucesso nas três vezes que subiu a plataforma, sendo a terceira decisiva para garantir um lugar no pódio. Depois de levantar 142kg e 145kg, ele subiu a carga para 148kg e terminou com bronze. O norte-coreano Um Chol Pang foi ouro com 154kg e Nathawat Chomchuen levou a prata fazendo 153kg.

A terceira e última medalha foi a prata no total. Somando as maiores cargas levantadas, Thiago Félix ficou com 269kg. Ele só terminou atrás de Nathawat Chomchuen, que conseguiu 273kg. A terceira posição acabou com o filipino Fernando Jr. Agad, que fez 263kg.

Laura Amaro

Além de Thiago Félix, o Brasil ainda conta com Laura Amaro no Campeonato Mundial de levantamento de peso. Representante do Brasil nos Jogos de Paris-2024, Laura já foi medalhista da competição no ciclo passado e é esperança de pódio novamente no Bahrein. Ela compete na categoria até 81kg feminina, cuja disputa acontece no próxima dia 13.

Adielson de Barros
Jornalista recifense formado na Faculdade Boa Viagem apaixonado por futebol e grandes histórias. Trabalhando no movimento olímpico e paralímpico desde 2022.

Mais em​ Levantamento de Peso

Com dois ouros, uma prata e um recorde mundial, Matheus Pessanha é escolhido como o melhor atleta do Mundial Júnior de levantamento de pesos
Participação de Cristhian Izaías encerra uma campanha histórica do Brasil no Campeonato Mundial Sub-20 e Sub-17 de Levantamento de Pesos
Matheus Pessanha bate recorde mundial e é campeão mundial de Levantamento de Pesos Sub-20 em Lima, no Peru
A brasileira, que foi a única do país a competir em Lima neste sábado, quebrou um recorde no arremesso e dois no total