CBLP define convocação para o Pan-Americano Adulto

Com seis nomes, confederação convoca atletas para o Pan-Americano Adulto e para o Mundial sub-17 de LPO

A Confederação Brasileira de Levantamento de Pesos (CBLP) divulgou nesta terça-feira (28) a lista de atletas convocados para as duas primeiras competições internacionais da temporada 2023: o Campeonato Pan-Americano Adulto, de 25 de março a 2 de abril, em Bariloche, na Argentina, e o Campeonato Mundial Sub-17, marcado para acontecer entre 25 de março e 1° de abril, em Durres, na Albânia.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

Para a competição continental, foram chamados cinco pesistas: Amanda Schott (até 71kg feminino), Laura Amaro (até 81kg feminino), Marco Túlio Gregório (até 102kg masculino), Nathasha Rosa (até 49kg feminino) e Thiago Félix (até 61kg masculino). No Mundial Sub-17, o país será representado por Beatriz Kamille (até 55kg feminino). Todos conquistaram índices na Avaliação Técnica da CBLP, no início do mês, ou no Mundial Adulto, em dezembro do ano passado.
+ Marcelo Melo e Zverev caem na estreia do ATP 500 de Dubai
+ Andreza Vitória faz primeiro treino com a seleção de bocha após título mundial
+ Jaqueline Mourão no top-70 individual do Mundial de esqui cross-country

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK

Importância do Pan

A competição adulta tem mais um atrativo: trata-se do primeiro torneio válido para o ranking olímpico dos Jogos de Paris, em 2024, o que eleva a importância de bons resultados em busca das vagas no continente americano. Nos Jogos de Tóquio, o país teve Nathasha Rosa e Jaqueline Ferreira como representantes.

Nathasha Rosa segura a barra sobre os ombros durante levantamento
Nathasha Rosa nos Jogos Olímpicos de Tóquio (Foto: Jonne Roriz/COB)

No último Campeonato Pan-Americano, disputado no ano passado, em Bogotá, na Colômbia, os pesistas do país conquistaram 15 medalhas. Três medalhistas daquele torneio estarão presentes novamente na delegação: Laura Amaro, Marco Túlio Gregório e Nathasha Rosa, que subiram três vezes ao pódio naquela ocasião.

Estreia internacional

Por outro lado, Beatriz Kamille fará a sua estreia em competições mundiais. Destaque na base, ela conseguiu os índices para disputar as três competições internacionais da sua faixa etária na Avaliação Técnica da CBLP: Sul-Americano, Pan-Americano e Mundial. Ela acaba de completar 15 anos e ainda tem mais duas temporadas a disputar nesta categoria de idade.

Os atletas se apresentam no Rio de Janeiro no dia 19 de março, onde ficarão concentrados e farão os últimos ajustes para os torneios, seguindo no dia 23 para a Argentina e para a Albânia.

*Com informações da Confederação Brasileira de Levantamento de Pesos (CBLP)

Wesley Felix
Paulistano de 23 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri a Universíade de Chengdu, o Pan de Santiago-2023, a Olimpíada de Paris-2024 e a Paralimpíada de Paris-2024.

Mais em​ Levantamento de Peso

Com dois ouros, uma prata e um recorde mundial, Matheus Pessanha é escolhido como o melhor atleta do Mundial Júnior de levantamento de pesos
Participação de Cristhian Izaías encerra uma campanha histórica do Brasil no Campeonato Mundial Sub-20 e Sub-17 de Levantamento de Pesos
Matheus Pessanha bate recorde mundial e é campeão mundial de Levantamento de Pesos Sub-20 em Lima, no Peru
A brasileira, que foi a única do país a competir em Lima neste sábado, quebrou um recorde no arremesso e dois no total