Estrelas da NFL sonham jogar o flag football em LA-2028 

Modalidade que estará na Olimpíada de Los Angeles-2028 saberá até junho se contará com a participação dos astros da liga profissional de futebol americano

Um dos novos esportes incluídos para as Olimpíadas de Los Angeles-2028 – ao lado do lacrosse, squash, críquete e beisebol/softbol – o flag football poderá contar com reforços de luxo em sua estreia olímpica. A versão mais soft do futebol americano sonha com a presença das estrelas da milionária e badalada NFL (liga profissional de futebol). 

Na última terça-feira (1º), durante a reunião anual da liga, realizada em Palm Beach (EUA), o presidente da NFL, Roger Goodell, afirmou que uma definição sobre a participação dos jogadores profissionais sairá até junho.

“Ouvi diretamente de muitos jogadores. Eles querem participar e representar seu país, seja os Estados Unidos ou o país de onde vieram. Acho que é algo que continuaremos a discutir, não apenas com o sindicato, mas também com os clubes. Acho que ambas são coisas que provavelmente resolveremos em algum momento nos próximos 60 dias”, disse Goodell. 

Desejo antigo

Em outubro de 2023, o COI (Comitê Olímpico Internacional) aprovou a inclusão dos novos esportes para LA-2028. Desde então, houve uma movimentação da própria NFL de apoiar a chegada do flag football no programa olímpico. Para a entidade, a oportunidade é fundamental para o desenvolvimento do esporte. 

“Os Jogos Olímpicos são o auge do esporte internacional. Poder participar com times masculinos e femininos de flag football do mundo todo é significativo para nós”, afirmou Roger Goodell. 

Leia mais no Blog Laguna Olímpíco:

Pelo menos dois atletas da NFL já manifestaram vontade de representar os Estados Unidos no flag football em Los Angeles. São eles o wide receiver do Miami Dolphins, Tyreek Hill, e o quarterback do Cincinnati Bengals, Joe Burrow. 

Como se joga?

O flag football é uma versão sem contato (tackle) do futebol americano. Os atletas utilizam equipamentos mínimos de proteção e possuem cintos com bandeiras presos a eles. Os jogadores defensivos podem parar o atleta que carrega a bola arrancando uma de suas bandeiras. Nenhum contato é permitido. 

Confira outras regras do flag football:

  • O jogo é disputado em um campo de 32 metros de largura e 64 metros de comprimento. Há uma end zone de 9 metros de comprimento em cada extremidade, onde os touchdowns podem ser marcados. 
  • São cinco atletas de cada lado e as partidas têm dois tempos, geralmente entre 10 e 25 minutos de duração, variando conforme a competição. 
  • A posse de bola é definida no cara ou cora. O primeiro time a atacar começa a posse a 4,5 metros da end zone. Ele terá quatro tentativas para cruzar o meio de campo. 
  • A jogada é interrompida quando o time defensivo agarra com sucesso uma bandeira utilizada pelo atleta que carrega a bola. A próxima jogada começa nesta mesma posição. 
  • Se chegar à linha do meio-campo dentro das quatro tentativas, o time no ataque terá mais três jogadas para marcar um touchdown, alcançado quando um dos atletas têm a posse de bola dentro da end zone adversária. 
  • Os times também podem chutar a bola para garantir que o rival comece a posse em uma parte menos vantajosa do campo.

Marcelo Laguna

Mais em​ Laguna Olímpico

A inédita vitória na Copa do Mundo de tênis de mesa de Macau conseguiu ser destaque no noticiário geral e até nos intervalos da transmissão do futebol
Presidente do comitê olímpico americano tem mantido reuniões com membros do governo, tentando atenuar as duras medidas restritivas de Trump para vários países
A ucraniana Daria Bilolid, bronze nos Jogos de Tóquio-2020 na categoria até 48 kg, deixou os tatames para defender a equipe feminina do Metalist