Chance de ter os Jogos de Tóquio com arquibancadas vazias já é real

Organizadores já admitem possibilidade de realizar o evento até sem o público japonês, em razão da pandemia do coronavírus

A cada dia, aumenta a possibilidade de que a Olimpíada de Tóquio-2020 seja a primeira da história moderna dos Jogos sem a presença de torcedores. Nesta quarta-feira (28), durante uma entrevista coletiva para falar da atualização das medidas de segurança contra a Covid-19, os organizadores admitiram que já se preparam para um cenário em que não será permitida a entrada de público nas arenas olímpicas, inclusive japoneses.

Sim, o golpe fatal para acabar de vez com o espírito olímpico destes Jogos está bem perto de acontecer, graças ao crescente número de casos de coronavírus no Japão. Vale lembrar que a região de Tóquio se encontra novamente em estado de emergência, que irá durar até 11 de maio.

Nesta fase, restaurantes e bares que servem álcool ficam fechados, assim como lojas grandes, cinemas e outros pontos comerciais. Nesta quarta-feira, foram registrados 925 novos casos de Covid em Tóquio, o maior número desde 28 de janeiro.

+ O blog está no Twitter. Clique e siga para acompanhar
+ Curta a página do blog no Facebook
+ O blog também está no Instagram. Siga

Uma Olimpíada sem público não é a mesma coisa do que uma partida qualquer com portões fechados. É aquele encontro de pessoas dos mais variados lugares do planeta que ajuda a tornar os Jogos Olímpicos um evento único e maravilhoso.

Já havia sido um duro golpe para os Jogos de Tóquio ter que vetar a entrada do público do exterior. Afinal, não teria como evitar a propagação de novos casos de Covid-19, ainda mais com tantas novas variantes espalhadas pelo mundo.

Tóquio 2020 reunião online
Reunião online do comitê organizador de Tóquio-2020, que contou com a presença de Thomas Bach, presidente do COI (Reprodução/Kyodo News)

Só que é possível que nem mesmo os japoneses possam testemunhar os Jogos ao vivo. As palavras de Seiko Hashimoto, presidente do comitê organizador de Tóquio-2020 na entrevista desta quarta-feira foram bem claras. “Se a expectativa é que a situação cause problemas para o sistema de saúde, pode-se chegar a um momento em que teremos que seguir em frente sem espectadores”, afirmou.

O discurso de Thomas Bach, presidente do COI (Comitê Olímpico Internacional), na reunião desta quarta-feira, mostra que caminhamos para uma Olimpíada que será testemunhada apenas pelas telas da TV e dos smartphones.

“Entendemos perfeitamente a necessidade de ter um novo estado de emergência em Tóquio. O COI está totalmente comprometido com o sucesso e segurança na realização dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio-2020, cumprindo estritamente as regras da Covid-19”, afirmou.

Os Jogos de Tóquio (provavelmente) irão acontecer. Mas é inegável que a magia e o magnetismo das Olimpíadas foram derrotados por um vírus que não nos dá trégua há mais de um ano.

Clique no link e seja você também um apoiador do blog. Ajude a combater a monocultura esportiva no Brasil
Marcelo Laguna

Mais em​ Tóquio 2020Laguna OlímpicoCoronavírus

A inédita vitória na Copa do Mundo de tênis de mesa de Macau conseguiu ser destaque no noticiário geral e até nos intervalos da transmissão do futebol
Presidente do comitê olímpico americano tem mantido reuniões com membros do governo, tentando atenuar as duras medidas restritivas de Trump para vários países
Modalidade que estará na Olimpíada de Los Angeles-2028 saberá até junho se contará com a participação dos astros da liga profissional de futebol americano
A ucraniana Daria Bilolid, bronze nos Jogos de Tóquio-2020 na categoria até 48 kg, deixou os tatames para defender a equipe feminina do Metalist