Boxe cancela Pré-Olímpico mundial e últimas vagas serão via ranking

Torneio mundial seria realizado em Paris, no mês de junho. Já os qualificatórios continentais de boxe estão confirmados

A segunda-feira (15) reservou uma surpresa não muito agradável para os atletas do boxe que sonham com uma vaga na Olimpíada de Tóquio-2020. A Força-Tarefa do boxe (BTF, na sigla em inglês) criada pelo COI (Comitê Olímpico Internacional), que assumiu a organização do torneio, anunciou que foi cancelada a disputa do Pré-Olímpico mundial, que aconteceria em Paris, no mês de junho. As vagas remanescentes que estariam em jogo serão distribuídas pelo ranking mundial de cada categoria.

+ O blog está no Twitter. Clique e siga para acompanhar
+ Curta a página do blog no Facebook
+ O blog também está no Instagram. Siga 

Os problemas com o calendário apertado e as restrições de viagem em vários países, por causa da pandemia do coronavírus, foram alguns dos motivos pelos quais a BTF optou pelo cancelamento do evento.

A BTF argumentou ainda que seria necessário um período mínimo de intervalo de um mês entre o final das qualificações continentais e o pré-olímpico mundial. Assim como entre esta competição e a Olimpíada de Tóquio. Das 53 vagas que estariam em disputa, seriam 32 para os homens e 21 entre as mulheres.

Valorização dos torneios continentais

Com o cancelamento do Pré-Olímpico mundial, aumentou ainda mais a importância dos qualificatórios continentais do boxe. Assim, o lutador não terá que depender da posição final no ranking em sua categoria para saber se estará ou não classificado para os Jogos Olímpicos.

Neste caso, somente o mais bem colocado em cada categoria, fora os que já foram qualificados pelos continentais, irá carimbar a sua vaga.

No caso do Brasil, a atenção passa a ser total no Pré-Olímpico das Américas. A princípio, o evento ocorrerá entre 10 e 16 de maio em Buenos Aires (ARG), quando serão definidas 49 vagas. Na Olimpíada Rio-2016, o Brasil esteve presente com um total de nove boxeadores.

A BTF foi criada pelo COI no final de 2019, após afastar a Aiba (Associação Internacional de Boxe) da coordenação da modalidade em Tóquio. A entidade foi suspensa por causa dos vários problemas administrativos e denúncias de corrupção entre seus dirigentes.

Clique no link e seja você também um apoiador do blog. Ajude a combater a monocultura esportiva no Brasil

Marcelo Laguna

Mais em​ Tóquio 2020Laguna OlímpicoBoxe

Jucielen Romeu e Luiz Oliveira e mais 12 atletas se sagram campeões brasileiros de boxe de 2025; Confira a lista de vencedores
A inédita vitória na Copa do Mundo de tênis de mesa de Macau conseguiu ser destaque no noticiário geral e até nos intervalos da transmissão do futebol
Presidente do comitê olímpico americano tem mantido reuniões com membros do governo, tentando atenuar as duras medidas restritivas de Trump para vários países
Modalidade que estará na Olimpíada de Los Angeles-2028 saberá até junho se contará com a participação dos astros da liga profissional de futebol americano