Em primeiro duelo no ano olímpico, Duplantis leva a melhor sobre Lavillenie

Astro sueco, recordista mundial do salto com vara, supera francês com melhor marca do ano, na casa do rival. É bom Thiago Braz ficar esperto

Localizada na região da Normandia, a cidade de Rouen (FRA), de 110 mil habitantes, foi palco neste sábado (6) para um duelo que certamente irá se repetir na Olimpíada de Toquio-2020. O sueco Armand “Mondo” Duplantis, recordista mundial do salto com vara, enfrentou pela primeira vez no ano olímpico o francês Renaud Lavillenie. O encontro ocorreu durante o Rouen Elite Tour 2021, prova válida pelo circuito indoor (pista coberta) e Mondo não só ganhou como cravou a melhor marca do ano.

O fenômeno Duplantis, de 21 anos, superou Lavillenie, vice-campeão olímpico na Rio-2016, ao saltar 6,03 m, um centímetro a mais do que o francês tinha marcado no último domingo (31), em uma competição também realizada na França. Lavillenie terminou em segundo, com 5,93 m, porém errou três vezes ao tentar superar a marca alcançada por Mondo.

+ O blog está no Twitter. Clique e siga para acompanhar
+ Curta a página do blog no Facebook
+ O blog também está no Instagram. Siga

Com a vitória assegurada, o recordista mundial (6,18 m no indoor e 6,15 m ao ar livre) buscou superar sua marca, para delírio da torcida, mas derrubou três vezes a barra em 6,19 m.

Prévia olímpica

A prova em Rouen foi uma espécie de mini prévia do que será o salto com vara em Tóquio-2020. Além de Duplantis e Lavillenie, a competição contou com a presença do americano Sam Kendricks. Ouro no Mundial de Doha, no Qatar, em 2019, ficou na quarta colocação em Rouen, com 5,83 m (sua melhor marca no ano).

Dos principais nomes do salto com vara na atualidade, só não estava mesmo quem mais interessa ao torcedor brasileiro: Thiago Braz, campeão olímpico no Rio-2016.

Braz, que nos últimos quatro anos passou por uma fase de instabilidade na carreira, ainda não competiu em 2021.

Pelo que se viu em Rouen neste sábado, é bom o brasileiro abrir o olho e começar a mostrar serviço logo. Isso se quiser sonhar com novo pódio olímpico em Tóquio.

Clique no link e seja você também um apoiador do blog. Ajude a combater a monocultura esportiva no Brasil.

Marcelo Laguna

Mais em​ Tóquio 2020AtletismoLaguna Olímpico

Foi na repescagem, mas o Brasil fez sua melhor marca da temporada para vencer a prova do 4x400m e garantir vaga no Mundial em Tóquio
4x100m e 4x400m masculino beliscam vagas em suas provas, mas erros na terceira perna comprometem classificação; Domingo conta com repescagem valendo vaga no Mundial de Atletismo
Brasil irá disputar quatro provas no Mundial de Revezamentos, em busca de vagas no Mundial de Ateltismo de 2025
Após vencer em Kingston e os 400m com barreiras em Miami, Alison dos Santos fechou com vitória nos 400m rasos e segundo título de etapa