Japão escolhe palco histórico para retomada olímpica

Estádio Nacional Yoyogi, uma das sedes de Tóquio nos Jogos de 1964, receberá evento de ginástica artística em novembro, inclusive com público

Chega a ser simbólico que o Japão busque em um de seus ícones olímpicos o palco para a retomada das competições internacionais, ainda em meio à pandemia do coronavírus. No próximo dia 8 de novembro, o belíssimo Estádio Nacional Yoyogi, que recebeu os eventos de natação, saltos ornamentais e basquete nos Jogos de Tóquio-1964, será a sede de um evento de ginástica artística. Além do Japão, participarão atletas dos Estados Unidos, China e Rússia.

O Yoyogi também faz parte dos locais reservados para os Jogos de 2020, adiados para o ano que vem por causa da Covid-19, como sede das disputas do handebol.

+ O blog está no Twitter. Clique e siga para acompanhar

Em entrevista à “Agência Reuters”, Morinari Watanabe, presidente da FIG (Federação Internacional de Ginástica) afirmou que está ansioso com a realização deste evento. Na prática, será a primeira competição internacional em solo japonês desde que a pandemia começou. E mais um detalhe importante: contará com a presença de público. Será permita a presença de até duas mil pessoas – a capacidade do Estádio Yoyogi é de 13.291 espectadores.

Veja também:

+ Que o espírito de Tóquio-1964 seja a inspiração de Tóquio-2020

“Queremos abrir as portas para Tóquio-2020. Naturalmente, sinto a maior pressão em minha vida com este evento”, disse Watanabe. Ele diz que já vinha trabalhando na organização deste torneio deste junho com as autoridades de saúde do Japão.

+ Curta a página do blog no Facebook

Segundo o dirigente, os atletas estrangeiros chegarão a Tóquio quatro dias antes do evento. Não precisarão passar pela quarentena normal de duas semanas, como é exigido aos visitantes internacionais. Em compensação, deverão cumprir este isolamento em seus países e passar por testes de Convid-19 regulares, inclusive no Japão.

Teste importante

A preocupação em seguir determinações da OMS (Organização Mundial da Saúde) será um teste muito importante para as pretensões japonesas de contar com o público nos eventos da Olimpíada de Tóquio.

Na semana passada, o comitê organizador realizou um teste para simular a entrada de pessoas nas instalações olímpicas. Foram apresentadas diversas formas de controle de temperatura e procedimentos de distanciamento social.

+ O blog também está no Instagram. Siga

Vale lembrar que não será o primeiro evento com público em competições esportivas no Japão. Jogos das ligas nacionais de futebol e beisebol já estão recebendo torcedores há algum tempo.

O sucesso deste torneio de ginástica artística, especialmente em um momento no qual a Europa já está sofrendo os efeitos da segunda onda da pandemia, pode ter um peso considerável para um aval definitivo aos Jogos de Tóquio-2020.

Marcelo Laguna

Mais em​ Laguna OlímpicoGinástica Artística

Gabriela Bouças e Gabriela Babrosa ficaram entre as oito melhores da qualificação das barras assimétricas na Copa do Mundo de Koper
A capitã também é a designer oficial dos uniformes da Seleção Brasileira feminina e já tem um esboço para seu novo projeto em 2025
Daiane dos Santos, Edinanci Silva, Gustavo Kuerten e Afrânio Costa gravaram suas marcas na história do esporte brasileiro
O ginasta foi um dos grandes destaques das finais por aparelhos ao conquistar três medalhas de ouro e uma prata no Troféu Brasil de GA