Santiago apresenta projeto de Vila Pan-Americana do Pan-2023

Localizado na região de Cerrillos, projeto para receber cerca de 7 mil atletas terá um custo estimado de R$ 700 milhões

Mesmo em plena pandemia do coronavírus, os organizadores dos Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023 resolveram manter a agenda de ações promocionais inalterada. Nesta quarta-feira (22), foi apresentado o projeto da Vila Pan-Americana, que será construída em um terreno localizado na região de Cerrillos, em Santiago (CHI).

A capital chilena tem atualmente um total de 336.402 casos de Covid-19, o oitavo em todo o mundo, segundo o site worldmeters.info. Até agora, a pandemia causou um total de 8.722 mortes. Nas últimas 24h, foram 1.719 novos casos e 45 óbitos.

+ O blog está no Twitter. Clique e siga para acompanhar
+ Curta a página do blog no Facebook
+ O blog também está no Instagram. Siga

Mesmo com estes números preocupantes, o comitê organizador do Pan não alterou os planos, ao realizar a cerimônia de apresentação da Vila. Com custos estimados em R$ 700 milhões, a Vila Pan-Americana é considerada como o mais importante legado que os Jogos trarão para Santiago.

Vila Pan-Americana
Após o Pan, os apartamentos da Vila Pan-Americana se transformarão em habitações sociais para a região de Cerrillos (Divulgação)

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NOINSTAGRAM E NO FACEBOOK

O local, que irá se transformar em habitação social para a comunidade de Cerrillos, terá um total de 1.137 apartamentos, que receberão cerca de 10 mil pessoas, sendo sete mil atletas, além de corpos técnicos e dirigentes. Segundo o site oficial do Pan-2023, a obra irá atender à demanda de 61,5% da necessidade habitacional da região. Em um prazo de 20 anos, espera-se que 16.800 famílias sejam beneficiadas com esta obra.

Veja também:

+ Na pandemia, Santiago já planeja obras para o Pan de 2023
+ Antes de virar olímpico, os e-Sports podem ser pan-americanos
+ Pan fica na América do Sul duas edições seguidas pela primeira vez

Localizado em um parque com vista para a Cordilheira dos Andes, a Vila Pan-Americana está conectada com o Aeroporto Internacional Comodoro Benitez, com as principais rodovias de Santiago, estará próxima ao metrô e fica distante cerca de 15 minutos do centro da cidade. No total, a obra ocupará uma área de 90 mil m².

O Pan-Americano de Santiago terá um total de 39 modalidades esportivas e será realizado entre os dias 20 de outubro e 5 de novembro de 2023.

Marcelo Laguna

Mais em​ Laguna OlímpicoPan-AmericanoCoronavírus

Após Panam aceitar dossiê, Rio de Janeiro e Niterói estão oficialmente na disputa para sediar os Jogos Pan-Americanos e Parapan-Americanos
A inédita vitória na Copa do Mundo de tênis de mesa de Macau conseguiu ser destaque no noticiário geral e até nos intervalos da transmissão do futebol
Presidente do comitê olímpico americano tem mantido reuniões com membros do governo, tentando atenuar as duras medidas restritivas de Trump para vários países
Modalidade que estará na Olimpíada de Los Angeles-2028 saberá até junho se contará com a participação dos astros da liga profissional de futebol americano