Datas que você precisa guardar para a Olimpíada de Tóquio

Se o Coronavirus não atrapalhar, veja quais os dias mais importantes na contagem regressiva para os Jogos de 2020

Dizem que no Brasil o ano só começa para valer após o Carnaval, certo? Bom, se partimos desta lógica, já é possível contar os dias para o início do maior evento esportivo da temporada, os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio-2020.

O blog está no Twitter. Clique e siga para acompanhar
+ Curta a página do blog no Facebook
+ O blog também está no Instagram. Siga

Ainda não se sabe se o Coronavirus, que vem causando apreensão e morte em vários países, inclusive o Japão, irá interferir na realização da Olimpíada. Mesmo assim, o blog traz uma pequena agenda de datas para o torcedor ficar ligado. Lembre-se: nesta quinta-feira (27), faltam exatamente 148 dias para a abertura dos Jogos de Tóquio-2020.

12 de março – Cerimônia da chama olímpica

Um dos momentos mais significativos da Olimpíada. Nas ruínas do Templo de Hera, em Olímpia, ocorre a cerimônia do acendimento da chama olímpica e que dará a largada para o revezamento da tocha. A chama é acesa pelos raios do Sol e uma Alta Sacerdotisa ilumina a tocha.

O revezamento começará com uma atleta grega, Anna Korakaki, medalha de ouro no tiro na Olimpíada Rio-2016. Em seguida, ela passará a tocha para Noguchi Mizuki, campeã olímpica da maratona em Atenas-2004. Durante uma semana, o fogo olímpico percorrerá várias regiões da Grécia.

19 de março – Entrega da chama para Tóquio

No tradicional Estádio Panathinaiko, mesmo local que recebeu competições da primeira Olimpíada da Era Moderna, em 1896, o fogo olímpico será entregue aos representantes do Japão.

20 de março – Chegada do fogo olímpico ao Japão

De avião, batizado de “Tokyo 2020 Go”, a chama olímpica chegará ao território japonês na base aérea de Matsushima, na província de Miyagi. Os campeões olímpicos japoneses Nomura Tadahiro (judô, em Atlanta-1996, Sydney-2000 e Atenas-2004) e Yoshida Saori (wrestling, ouro em Atenas-2004, Pequim-2008 e Londres-2012) escoltarão a chama até o Japão.

26 de março – Início do revezamento da tocha

O revezamento da tocha olímpica terá como ponto inicial a cidade de Fukushima, a mais afetada pelo tsunami e terremoto de 2011. Pelo planejamento inicial, o evento irá durar 121 dias, percorrendo 859 municípios do país. Em razão da crise do Coronavirus, os organizadores já admitiram que podem diminuir a extensão do revezamento. Um total de 10 mil pessoas irão transportar a tocha com o fogo olímpico.

6 de julho

Última data para inscrição dos atletas que vão competir nos Jogos.

21 de julho

A partir das 21h (horário de Brasília), 9h da manhã de 22/7 em Tóquio, começa o primeiro evento esportivo de Tóquio-2020, que será uma partida de softbol feminino no Fukushima Azuma Stadium.

22 de julho

Estreia da seleção brasileira feminina de futebol. Local e horário ainda dependem do sorteio dos grupos

23 de julho

Estreia da seleção brasileira masculina de futebol. Local e horário ainda dependem do sorteio dos grupos

24 de julho

Cerimônia de abertura, no Estádio Olímpico de Tóquio, a partir das 8h (horário de Brasília)

25 de agosto

Cerimônia de abertura da Paralimpíada, no Estádio Olímpico de Tóquio, a partir das 8h (horário de Brasília)

Marcelo Laguna

Mais em​ Laguna Olímpico

A inédita vitória na Copa do Mundo de tênis de mesa de Macau conseguiu ser destaque no noticiário geral e até nos intervalos da transmissão do futebol
Presidente do comitê olímpico americano tem mantido reuniões com membros do governo, tentando atenuar as duras medidas restritivas de Trump para vários países
Modalidade que estará na Olimpíada de Los Angeles-2028 saberá até junho se contará com a participação dos astros da liga profissional de futebol americano
A ucraniana Daria Bilolid, bronze nos Jogos de Tóquio-2020 na categoria até 48 kg, deixou os tatames para defender a equipe feminina do Metalist