Gregos preparam cerimônia da chama de olho no Coronavirus

Presidente do Comitê Olímpico Helênico admite preocupação com o surto da doença para o evento de 12 de março

A cerimônia de acendimento da chama olímpica é um dos momentos mais marcantes das Olimpíadas, seja de Verão ou de Inverno. Na prática, é ali, no histórico tempo de Olímpia, que os Jogos começam de fato, dando início ao revezamento da tocha que irá acender a pira olímpica. No caso de Tóquio-2020, a festa está marcada para o próximo dia 12 de março.

Os preparativos para a festa já estão a pleno vapor pelo Comitê Olímpico Helênico, da Grécia, berço do movimento olímpico. Neste ano, porém, um detalhe a mais foi incluído no planejamento: a preocupação com os riscos de contaminação pelo Coronavirus, que já causou mais de duas mil mortes na China, onde a doença apareceu este ano.

Diversas competições esportivas foram canceladas ou transferidas da China para outros países. Vários eventos pré-olímpicos estão na lista, como os de basquete feminino, boxe, pentatlo moderno, entre outros.

O blog está no Twitter. Clique e siga para acompanhar

Por enquanto, apenas a Itália surgiu como potencial preocupação em relação à disseminação da doença, com mais de duas centenas de casos e sete mortes registradas até a última segunda-feira (24).

Mas o que a Grécia e a cerimônia de acendimento da tocha têm a ver com isso? Nada e tudo.

+ Curta a página do blog no Facebook

Segundo a agência Reuters, Spyros Capralos, presidente do Comitê Helênico, confirmou que foram feitas consultas às autoridades de saúde gregas sobre o risco que o Coronavirus chegue ao país. O elevado número de casos em território italiano acendeu o sinal de alerta entre os gregos. O principal objetivo é evitar qualquer tipo de problema que atrapalhe o início do revezamento da tocha ainda na Grécia.

+ O blog também está no Instagram. Siga

Após ser acesa em Olímpia, a chama olímpica percorrerá 32 cidades gregas até chegar ao Estádio Panathinaiko, em Atenas, no dia 19 de março. Lá, no mesmo local que em 1896 recebeu a primeira edição dos Jogos da Era Moderna, haverá a cerimônia de passagem do fogo olímpico para os representantes de Tóquio. No dia 20, a chama pousará na base aérea de Matsushima, na província de Miyagi.

Marcelo Laguna

Mais em​ Laguna OlímpicoOlimpíada

A inédita vitória na Copa do Mundo de tênis de mesa de Macau conseguiu ser destaque no noticiário geral e até nos intervalos da transmissão do futebol
Presidente do comitê olímpico americano tem mantido reuniões com membros do governo, tentando atenuar as duras medidas restritivas de Trump para vários países
Modalidade que estará na Olimpíada de Los Angeles-2028 saberá até junho se contará com a participação dos astros da liga profissional de futebol americano
A ucraniana Daria Bilolid, bronze nos Jogos de Tóquio-2020 na categoria até 48 kg, deixou os tatames para defender a equipe feminina do Metalist