Duplantis bate recorde e ainda repete feito de 48 anos

Fenômeno sueco Armand Duplantis torna-se o segundo atleta da história a quebrar o próprio recorde do salto com vara em tão pouco tempo

Pelo visto vai virar rotina. No último sábado (15), o fenômeno sueco Armand Duplantis voltou a quebrar o recorde mundial do salto com vara. Exatos sete dias após ter cravado um salto de 6,17 m, deixando para trás a marca do francês Renaud Lavillenie que já durava seis anos, Duplantis voltou a fazer história no atletismo mundial.

O blog está no Twitter. Clique e siga para acompanhar

Durante o meeting indoor (pista fechada) de Glasgow, na Escócia, o sueco levantou a torcida ao quebrar novamente o recorde. Um salto de 6,18 m, obtido em seu quarto salto na prova e na primeira tentativa. Incrível – e ainda lhe rendeu um prêmio-bônus de US$ 30 mil (R$ 128,9 mil). Confira como foi o salto de Duplantis:

https://twitter.com/MarceloLaguna/status/1228693976359821313

“Foi uma competição muito boa. Sentia uma energia enorme da torcida e vi que estava em condições de tentar novamente [bater o recorde]. Tentei uma vara mais dura e deu certo”, explicou Duplantis ao site da World Athletics (Federação Internacional de Atletismo).

+ Curta a página do blog no Facebook

Por outro lado, o fenômeno de apenas 20 anos também procurou baixar um pouco as expectativas a respeito de suas próximas apresentações na temporada; “É injusto pensar que vou quebrar o recorde toda vez que competir. Não penso muito nisso. Além disso, você não precisar de recordes para ganhar todos os prêmios. Vencer é sempre meu objetivo. Portanto, se tiver energia sobrando, aumentarei um pouco a altura da barra”, disso o sueco.

Feito que nem Bubka alcançou

O novo recorde de Armand Duplantis no salto com vara serviu ainda para derrubar uma marca que sobrevivia há quase 48 anos. O mais importante é que nem a outra lenda nesta prova, o ucraniano Serguei Bubka, alcançou.

Ao marcar um novo recorde com apenas uma semana de intervalo, Duplantis tornou-se o segundo atleta da história a superar sua própria marca em tão pouco tempo. O feito anterior havia sido obtido coincidentemente por outro sueco.

LEIA MAIS SOBRE DUPLANTIS:

+ Armand Duplantis entra para a história do salto com vara
+ Até onde pode chegar o fenômeno sueco Armand Duplantis?

Entre os dias 8 e 15 de abril de 1972, Kjell Isakson melhorou seu próprio recorde em três centímetros, passando de 5,51 m para 5,54 m, em duas competições realizadas nos Estados Unidos.

+ O blog também está no Instagram. Siga

Contudo, não se trata do menor intervalo de quebra de recorde no salto com vara, no entanto. Este feito é dividido por Bubka e pelo francês Thierry Vigneron em 31 de agosto de 1984, em Roma (ITA). Primeiro foi o francês que bateu o recorde (5,91 m). Depois, o então soviético (a Ucrânia era uma das 15 repúblicas soviéticas) superou o rival com um salto de 5,94 m.

Marcelo Laguna

Mais em​ AtletismoLaguna Olímpico

Foi na repescagem, mas o Brasil fez sua melhor marca da temporada para vencer a prova do 4x400m e garantir vaga no Mundial em Tóquio
4x100m e 4x400m masculino beliscam vagas em suas provas, mas erros na terceira perna comprometem classificação; Domingo conta com repescagem valendo vaga no Mundial de Atletismo
Brasil irá disputar quatro provas no Mundial de Revezamentos, em busca de vagas no Mundial de Ateltismo de 2025
Após vencer em Kingston e os 400m com barreiras em Miami, Alison dos Santos fechou com vitória nos 400m rasos e segundo título de etapa