Coronavirus tira a China do Pré-Olímpico de handebol

Seleção chinesa desistiu de participar de um dos qualificatórios olímpicos em virtude do surto da doença respiratória

A epidemia do coronavirus na China, que já matou mais de 1.000 pessoas e já superou o número de 43 mil infectados em todo o mundo, segue fazendo estragos no esporte olímpico. Na última segunda-feira (10), a IHF (Federação Internacional de Handebol) anunciou que a China desistiu de participar de um dos torneios pré-olímpicos femininos. Em seu lugar, jogará a Tailândia.

A crise do coronavirus, que começou exatamente na China, vem criando muitas dores de cabeça em um período repleto de eventos qualificatórios para a Olimpíada de Tóquio-2020. Em janeiro, o qualificatório de boxe da Ásia e Oceania precisou mudar de sede. Deixou a cidade chinesa de Wuhan, marco zero do aparecimento do vírus, e foi transferido para Amã, na Jordânia, em março.

O blog está no Twitter. Clique e siga para acompanhar

A doença provou também a transferência de última hora de um dos pré-olímpicos de basquete feminino, que aconteceria em Foshan e passou para a Sérvia. Por fim, o Campeonato Mundial indoor (pista coberta) de atletismo, que estava marcado para Nanjing em março, foi cancelado.

+ Curta a página do blog no Facebook


Segundo a World Athletics (Federação Internacional de Atletismo), o evento só acontecerá em 2021, na mesma cidade chinesa.

Mudanças no handebol

Após a China avisar para a IHF que não iria disputar o Pré-Olímpico, previsto para acontecer entre os dias 20 e 22 de março, foi feito um convite para Hong Kong ocupar a vaga. Mas o território autônomo da China também é afetado pelos casos de coronavirus e recusou o convite. A Tailândia foi chamada e aceitou.

E os problemas não se resumem apenas ao Pré-Olímpico. Na última sexta-feira (7), a IHF anunciou que a China não irá mais organizar o Mundial feminino Sub 18, que aconteceria entre os dias 18 e 30 de agosto.

Antes de toda esta crise, a Coreia do Norte também havia desistido de disputar o qualificatório.

+ O blog também está no Instagram. Siga

Assim, a IHF reorganizou as chaves. Confira quais os torneios pré-olímpicos do handebol feminino:

Torneio 1 – Espanha (sede), Suécia, Senegal e Argentina

Torneio 2 – Hungria (sede), Rússia, Sérvia e Cazaquistão

Torneio 3 – Montenegro (sede), Tailândia, Noruega e Romênia.

Assim como no qualificatório masculino, que terá participação do Brasil, os dois primeiros de cada grupo estarão classificados para a Olimpíada de Tóquio-2020.

Marcelo Laguna

Mais em​ Laguna OlímpicoOlimpíada

A inédita vitória na Copa do Mundo de tênis de mesa de Macau conseguiu ser destaque no noticiário geral e até nos intervalos da transmissão do futebol
Presidente do comitê olímpico americano tem mantido reuniões com membros do governo, tentando atenuar as duras medidas restritivas de Trump para vários países
Modalidade que estará na Olimpíada de Los Angeles-2028 saberá até junho se contará com a participação dos astros da liga profissional de futebol americano
A ucraniana Daria Bilolid, bronze nos Jogos de Tóquio-2020 na categoria até 48 kg, deixou os tatames para defender a equipe feminina do Metalist